Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Comportamento Organizacional representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho, entre os funcionários, influenciando a pontualidade, a produtividade e a preocupação com qualidade e serviço ao cliente. Ele é construído ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, impregnar todas as práticas, constituindo um complexo derepresentações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir.

A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados portodos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso porseus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de umaorganização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer aorganização.

Sumário

1. Introdução 3
1.1. Definindo Comportamento Organizacional 3

2. Desenvolvimento 4
2.1. Organizaçoes e Administradores 4
2.2. Natureza dos Sistemas 4

3. Visão Sistêmica 5
3.1. Processos Motivacionais 6
3.2. Características de uma Equipe 7

4. Percepção e Comunicação 8 4.1 Relações 8 4.2Percepções 8 4.3 Administração 9

5. Conclusão 10

6. Fontes de Pesquisas 11 6.1 Referências Bibliográficas 11

Introdução

Definindo C.O.

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento parapromover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem de forma mais eficaz.
É a habilidade de conhecer detalhadamente um sistema, uma situação, ter uma visão mais global, buscando integrar-se ao processo permitindo identificar oselementos como um todo de modo que permita uma analise, possibilitando enxergar de maneira mais clara, as diferenças e o ambiente direta ou indiretamente bem como seus principais interesses e diversas alternativas possíveis para maximizar ganhos e solucionar os conflitos.
A mudança é um processo contínuo, está na base da própria natureza nada é sempre igual; tudo está em permanente processo detransformação. Mudar é, pois, evoluir, transformar e criar novas realidades.
Evoluir tem que sempre representar mudança seja ela física, mental, psicológica, social, econômica e cultural.

O homem tem a necessidade de mudar e está sempre em busca de coisas novas aprimorando seus conhecimentos. O mercado de trabalho através da inovação de processos que, por irem muito além de simples...
tracking img