Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera Campinas - Unidade 3







Curso de Administração de Empresas E.A.D.







Atividade Prática Supervisionada







Gestão do Conhecimento







Prof. Me. Rodrigo Rodrigues







Alexandre Pavão Araujo – RA: 4303765118




Cleyson Fabiano M. Cabral – RA: 3839711520Marcio C. A. Campos – RA: 4311649176



















Campinas, 14 de Junho de 2012









Etapa 1

Passo 1

Em 1997 Ikujiro Nonaka analisou os diferentes conceitos de conhecimento no oriente e no ocidente e suas diferenças. Em um trabalho conjunto com Hirotaka Takeuchi, Nonaka formulou o modelo SECI, a espiral do conhecimento econcedeu o livro THE KNOWLEDGE CREATING COMPANY (Criação de Conhecimento na Empresa). Segundo Nonaka e Takeuchi a principal forma de uma empresa gerar riquezas é a criação de conhecimento, essa ainda é e continuará sendo muito tempo a vantagem competitiva das empresas ao redor do mundo.
Com essa ATPS sobre a Gestão de Conhecimento baseada no livro de Nonaka e Takeuchi, bem como em artigos eem empresas reais, vamos compreender o porquê que o futuro pertence às empresas que sintetizam o que há de melhor nas empresas orientais e ocidentais, construindo assim uma empresa no modelo universal de criação de conhecimento organizacional. Essa abordagem chamada de melhor dos dois mundos já estão acontecendo em todas as empresas no mundo todo.
Gestão do Conhecimento: É uma viagem e nãoum ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição, é mais ser do que ter. As empresas demandarão cada vez mais de profissionais que saibam muito mais de conhecimento de gestão nas empresas.
Na economia atual, onde a que a única certeza é a incerteza a vantagem mais clara na competitividade duradoura é o conhecimento.
Essa vantagem denomina gestão do conhecimento é o caminho daspedras na administração moderna. É um modo de pratica não recurso disponível para compra e deve ser praticada por todos dentro da organização. Estratégia para desenvolver a competitividade entre empresas e vai além do investimento em tecnologia ou gerenciar inovações. Necessita-se entender as características e demandas do ambiente onde há competitividade e entender as necessidades individuais ecoletivas dentro de uma empresa. Os indivíduos dependem de grande motivação e interação com outros colaboradores para combinar perspectivas e experiências para gerar conhecimentos.






Passo 2

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?


Com a criação de ambientes que propiciam o desenvolvimento de novos conhecimentos, o BA, para que a aprendizagem individualtanto tradicional quando comportamentalista e construtivista sejam entendidas como aprendizagem organizacional. Para que haja o desenvolvimento de conhecimento inovador necessita-se do conjunto de condições capacitadoras a intenção, o caos, a autonomia, a redundância e a variedade de requisitos para que o processo de aprendizagem seja construtivo, sendo este o único capaz de gerar aprendizadobaseado em soluções novas. Os valores organizacionais, as crenças que orientam o comportamento dentro da organização constituem metas motivacionais. Os níveis de aprendizado organizacional são individual, grupal e organizacional, sendo que este último ocorre quando o processo de aprendizagem individual é compartilhado com o grupo e se torna institucionalizado. Implica também na existência dos pré-requisitos organizacionais como a exigência que a empresa possua uma visão de futuro e metas que possam originar suas diretrizes em um ambiente que contemple a autonomia criativa de cada individuo e que possua interação com o ambiente externo e com disponibilidade de informação além da necessidade imediata e diversidade interna, o que fará com que a variedade externa se reflita no ambiente interno....
tracking img