COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1719 palavras 7 páginas
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.

Aula 20: Novas tendências em Comportamento Organizacional – processos decisórios
Objetivo: Compreender o conceito de processo decisório e sua importância nas situações de trabalho. Conhecer os métodos racional e intuitivo de tomada de decisão, avaliando suas capacidades explicativas nas situações de trabalho. Conhecer os critérios de análise para a classificação dos estilos decisórios. Conhecer as efetividades dos estilos decisórios nas situações de trabalho.

1.1 Processos decisórios: conceitos gerais

Por processo decisório nas situações de trabalho podemos definir todo o processo de escolhas de alternativas diante de um desafio ou problema de trabalho
(ROBBINS et al, 2010, p.167). O estudo dos processos decisórios em comportamento organizacional é motivado pelo fato da tomada de decisão ser uma situação de trabalho que envolve riscos ao gestor de empresas, pois o obriga a decidir sobre a melhor opção de solução para a situação de trabalho que enfrenta. As decisões sobre assuntos de trabalho fazem parte do cotidiano dos gestores de empresas, com as quais eles enfrentam problemas, encontram soluções a muitas situações com implicações econômicas ou organizacionais sérias para a empresa.
Encontrar formas de melhorar a qualidade dos processos decisórios passou a ser o objetivo dos estudos de comportamento organizacional. Saber formas de melhor controlar as variáveis que interferem nas decisões pode tornar o processo decisório algo mais eficaz. Quando o gestor consegue decidir bem, ele obtém como recompensa um bom controle do próprio comportamento e das condutas das pessoas que dele sejam dependentes.

1.2 Métodos de processos decisórios

Os processos decisórios são classificados em dois tipos básicos: o método racional e o método intuitivo.

a) Método racional – O modelo propõe organizar de forma planejada o processo decisório. Ele sistematiza o pensamento

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas