Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS – ESTRUTURA, CULTURA, MUDANÇA, DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO.

O comportamento organizacional é um campo multidisciplinar que se dedica ao conhecimento das variáveis comportamentais em contexto organizacional.

O comportamento organizacional não constitui uma função da empresa como marketing, finanças ou recursos humanos. Seu campocontempla elementos “macro” e “micro”. A visão macro centra-se no plano “organizacional” e tem caráter sociológico, enquanto o “micro” centra-se no nível “comportamental” e tem caráter psicológico.

O campo divide-se em três sub-conjuntos, centrados em processos individuais (personalidades, valores, habilidades, atitudes, aprendizagem e motivação), grupais (dinâmica grupal, liderança, tomada dedecisões, poder e política) e organizacionais (estrutura, cultura, mudança, desenvolvimento e comunicação).

Segundo Hitt, Miller e Colella (2007), “uma abordagem estratégica do comportamento organizacional requer a compreensão da maneira como os fatores individuais, interpessoais e organizacionais influenciam o comportamento e o valor das pessoas dentro de uma determinada organização, na qualvalor se reflete na produtividade, na satisfação e, em última instância nas vantagens competitivas e no sucesso financeiro da organização.” (p. 5).

Robbins (2005) destaca que o comportamento organizacional se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais: psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política. Segundo ele, a psicologia tem contribuídoprincipalmente para o nível micro, ou individual de análise, enquanto as demais disciplinas têm contribuído para a nossa compreensão dos conceitos macro, tais como os processos grupais e as organizações.

Robbins (2005) ressalta ainda, que o estudo do comportamento organizacional pode contribuir na solução de diversos desafios como a globalização e as diferentes culturas, a diversidade da forçade trabalho, a necessidade de aumentar a qualidade e a produtividade, melhoria do atendimento ao cliente, melhoria das habilidades humanas, busca de autonomia para as pessoas, estímulo à inovação e mudança e a melhoria do comportamento ético.

Os comportamento organizacional alcança seu mais alto nível quando somamos os componentes organizacionais aos processos individuais e grupais. Dizemrespeito, sobretudo, ao sistema organizacional e ao ambiente global. Dentre eles destacam-se: estrutura, cultura, mudança, desenvolvimento e comunicação.

1. Estrutura

Uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Quando projetamos a estrutura das organizações podemos descrevê-la de duas formas diferentes, porém relacionadas. Aprimeira corresponde às características estruturais e a segunda às características de estruturação.

As características estruturais se referem às propriedades físicas tangíveis que determinam o formato básico e a aparência da hierarquia de uma organização. Essas características influenciam o comportamento, mas seus efeitos às vezes são sutis. Seus aspectos centrais são: verticalização, amplitude decontrole e departamentalização.

• Verticalização – Refere-se ao número de níveis na organização desde o executivo-chefe até os funcionários de nível hierárquico mais baixo. De modo geral, hierarquias muito verticalizadas criam problemas de comunicação, uma vez que a informação circulando para cima e para baixo pode ser desacelerada e distorcida ao passar por muitos níveis diferentes.

•Amplitude de controle – Refere-se ao número de indivíduos que um determinado gerente supervisiona diretamente. Largas amplitudes trazem vantagens para a organização na medida em que reduzem problemas relacionados à comunicação e às despesas bem como permitem aos funcionários terem maior iniciativa.

• Departamentalização – Descreve a abordagem utilizada no agrupamento de recursos dentro de...
tracking img