Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1º SEMESTRE

UNINOVE

PROFª ELAINE BOMFIM

SUMÁRIO

I. Definição: Comportamento Organizacional.
II. Comportamento Individual e o Homem no contexto de trabalho.
III. Personalidade; Valores, atitudes e satisfação e estresse no trabalho.
IV. Motivação.
V. Comunicação e Comportamento do Grupo.
VI. Comportamento da Equipe; Grupos X Equipes;Criação de equipes eficazes.
VII. Liderança: A organização e a liderança transformadora.
VIII. Poder e política; Conflitos e comportamentos entre grupos.
IX. Negociação.
X. Estrutura, cultura e clima organizacional: caos e estabilidade.
XI. Planejamento do trabalho e tecnologia.
XII. Mudança organizacional; Administrando as diferenças individuais.
XIII. Aspectos multiculturais nanova organização.
XIV. Reflexão critica do Comportamento Organizacional.

I . Comportamento Organizacional.

Definição

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir deste contexto, encontram-se três considerações importantes: o comportamento organizacional enfocacomportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou reparar relatórios, estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores, também analisa o comportamento destas unidades sociais maiores – grupos e organizações – entre si.3
O CO, definido nestes termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando ospesquisadores da área de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada das pesquisas organizacionais.
Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com sua própria base nas ciências sociais: comportamento microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional:

ComportamentoMicroorganizacional: ocupa-se principalmente do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho. Tem uma orientação claramente psicológica, entre as questões por ele examinadas estão: quais os efeitos das diferenças de aptidões sobre a produtividade do empregado? Como as pessoas sentem em seu local de trabalho? O que motiva os funcionários a desempenhar seus cargos? Porque alguns sentem-se satisfeitos com oseu trabalho enquanto outros julgam-no estressante?
Comportamento Mesoorganizacional: concentra-se principalmente na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em grupos, onde serão observados tópicos como socialização, liderança e dinâmica de grupo. Busca respostas para questões como: quais formas de socialização incentivam os que trabalham juntos e cooperam entresi? Como a produtividade de um grupo pode ser melhorada? Que combinação de aptidões entre os membros de uma equipe aumenta o desempenho do grupo?
Comportamento Macroorganizacional: diz respeito a compreensão de comportamentos da empresa inteira. Considera questões como: de que forma o poder é adquirido e retido? Como os conflitos podem ser solucionados? Que mecanismos podem ser utilizados paracoordenar atividades de trabalho? Porque existem diferentes formas de estrutura organizacional?
O comportamento humano, o estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho.
De modo particular investiga as questões de relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitudes, processos de mudança, conflitos edimensionamento do trabalho, entre outros temas que afetam o indivíduo e as equipes nas organizações.
O CO, visto sob enfoques comportamental e administrativo relaciona-se em: novas tecnologias, reduções ou novas posições na empresa, contratação, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, banco de talentos, segurança, saúde e qualidade de vida, comunicação...
tracking img