Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Junho de 2012

ISAG | A Contribuição do Comportamento Organizacional para o nosso Futuro |

Índice
Introdução 3
Desenvolvimento 3
Conclusão 6
Bibliografia 7
Netgrafia 7

Introdução
Este trabalho surge no âmbito da unidade curricular de Comportamento Organizacional, leccionada no 4º semestre da licenciatura de Gestão de Empresas, promovida pelo Isag.
O texto abaixo pretende seruma reflecção sobre a importância das matérias abordadas nas aulas e, de que forma estas serão um contributo para o nosso futuro como profissionais de uma qualquer área da gestão.
Desenvolvimento
A inconstância dos dias de hoje, ao nível da posição das organizações no mercado, indicam que administrar uma empresa é muito mais do que planear, gerir, organizar e controlar. Exige aos gestorescompetências humanas bastante refinadas. A disciplina de Comportamento Organizacional pretende dar bases a futuros gestores para que possam compreender o comportamento individual e dos grupos em contexto de trabalho. O estudo incide sobre matérias como a liderança, a comunicação, a perceção, competências, motivação, conflitos entre outros temas ligados, fundamentalmente, à interação das pessoas dentrodas organizações.
Reunindo as bastantes definições de organização que encontramos numa larga quantidade de bibliografia ou netgrafia, percebemos que existem termos comuns em todas elas: grupo de pessoas, coordenação e objetivos comuns. Assim, criamos a nossa própria definição, baseada nas muitas a que acedemos: uma organização é um conjunto de pessoas, que trabalha em conjunto, de forma coordenada,na prossecução de determinados objetivos comuns.
Se analisarmos a fundo esta afirmação, percebemos que as organizações são feitas/constituídas por pessoas. E se paramos para pensar nesta parte da afirmação, seremos levados a pensar que, provavelmente, faz todo o sentido existir uma área que estude as relações e os comportamentos das pessoas nestes grupos a que chamamos organizações.
Aoprosseguir na leitura da definição, concluindo que as pessoas trabalham em conjunto na prossecução de objetivos comuns, parece-nos bastante lógico que, as relações entre as pessoas dentro do grupo de trabalho sejam favoráveis à concretização das metas a que se propõem.
A definição de organização, lida de forma atenta, dá o mote para os estudos sobre a matéria. Acreditamos que o objetivo da disciplinaé, em primeiro lugar, atentar-nos para a importância das pessoas nas organizações, dar-nos instrumentos para melhor compreendermos a sua interação em contexto de trabalho e, por fim, desenvolvermos as nossas competências interpessoais para estarmos preparados para desempenhar um papel de sucesso no seio de uma organização.
Diversos autores estudam, principalmente desde a Revolução Industrial, a“vida” nas organizações. Taylor defendeu a “Organização Científica do Trabalho”, Fayol o trabalho por funções e Weber ficou conhecido como o “pai da burocracia”. Maio introduziu as relações humanas como fator determinante no desempenho das funções e, foi a partir de Maio que a importância da psicologia das organizações surgiu.
Concluímos que é importante conhecermos a história do estudo dasorganizações, no entanto, o despertar para a existência de formas de atuação como futuros gestores começou em Robert Katz. Ao estudarmos a teoria de Katz aprendemos que é possível distinguir competências dentro de uma organização, maiores do que as definidas pela hierarquia no seio das mesmas. Percebemos que, as competências técnica, interpessoal e estratégica devem estar adequadamente distribuídas, qualquerque seja a posição do participante na organização. Ao assumirmos um papel numa organização, vamos ponderar qual será a competência que melhor devemos desenvolver.
Estudamos de seguida a motivação das pessoas, as pessoais, porque o Comportamento Organizacional vem trazer a psicologia para o conjunto de cadeiras de contabilidade, de gestão e financeiras que compõe o resto do curso. A...
tracking img