Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Imagine que você está acordando de manhã bem cedo para ir trabalhar, o seu trabalho é dentro de uma organização e hoje você terá um dia muito difícil. Você sai de sua casa sem tomar café da manhã e resolve parar em uma padaria para comer alguma coisa, a pessoa que te atende também está tendo um dia difícil, cheia de coisas na cabeça e lhe trata muito mal. Qual é a sua reação, você retribui o mautratamento, ou agradece o atendimento e até mesmo dá uma pequena gorjeta para a tal pessoa? Certamente muitos responderiam que iriam retribuir o mau tratamento sem pensar duas vezes, mas será que isso é a melhor maneira de resolver um pequeno problema? A resposta é NÃO!
Como citamos no exemplo, a pessoa que foi te atender também estava passando por um dia ruim, e por esse motivo lhe tratou mal, oque queremos dizer é que é preciso conhecer o comportamento do ser humano, para aprender a lidar com tal comportamento sem estragar o seu dia, evitando algum tipo de constrangimento e inimizades. Mas como aprendemos a conhecer o comportamento humano? Com o Comportamento Organizacional, o CO.
O Comportamento Organizacional deve ser adotado nas organizações para que seja aprendido o comportamentodas pessoas que ali trabalham, para que gerentes possam resolver problemas sem confiar em suas intuições, que muitas das vezes podem ser intuições erradas. Em um ambiente de trabalho deve-se ter harmonia, vontade de estar lá, mas se você tem muitas inimizades no seu ambiente de trabalho? Respire fundo, e não leve para o lado pessoal, pode ter certeza que em uma organização sempre haverá alguém queirá discordar de suas ideias, e isso pode levar a uma briga que futuramente prejudicara a organização. É difícil “engolir” tudo que venha acontecer, pode ser irônico, mas agradeça a ideia proposta que certamente a pessoa que discordou de você terá, mesmo que seja uma ideia totalmente diferente do projeto da organização, estude o comportamento dessa pessoa, perceba se ela é uma pessoa cooperativa,extrovertida, ou até mesmo depressiva, descubra o porquê desse tal comportamento que ela tomou com você, e com seus argumentos mostre suas ideias e entre em um acordo. Para ser um bom profissional deve-se entender o comportamento humano.
Já pensou se tudo que venha a acontecer nós levarmos para o lado pessoal? Isso iria atrapalhar a nossa vida profissional e também a pessoal.
Mas não é somentecom os membros da organização que devemos conhecer o comportamento, é também com o púbico que iremos atender. Devemos conhecer suas culturas, aprender a lidar com todos os tipos de comportamento, pois as pessoas são diferentes umas das outras, e assim você não irá ter desconfortos em seu trabalho, pode acreditar, é bem melhor trabalhar assim.
Qual a melhor forma de estudar um problema? Com oPensamento Sistêmico! É uma forma que a humanidade encontrou para entender sistemas, problemas divididos, estudar problemas por partes, mas sem perder a visão do todo.
Em uma organização pode-se encontrar problemas divididos, e sim, você pode resolvê-los por partes, mas mesmo assim não perdendo a visão do todo.
Trabalhar em equipe pode assustar, porque uma equipe é sempre composta por pessoasdiferentes e lideres que pensa diferente. Mas é possível realizar um trabalho em equipe.
No decorrer do processo do trabalho, haverá muitas discordâncias, levando até mesmo á discussões. Vamos imaginar que em uma equipe existam dois lideres, eles pensam de forma totalmente diferente, e acabam discordando da ideia um do outro, nesse momento, certamente, o trabalho é parado, os liderados ficam esperandoos lideres entrarem em um acordo, e isso acaba afetando o comportamento de todos. Mas depois de um processo demorado um acordo é feito, o trabalho recomeça, porém, mesmo sendo um trabalho em equipe, o processo foi um tanto demorado.
O tempo é uma das vantagens em trabalhar em equipe, o trabalho é realizado mais rápido do que um trabalho individual, mas para que isso aconteça é preciso que todos...
tracking img