Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Desenvolver a capacidade analítica do corpo discente referente à Comportamento Organizacional



Analise do Comportamento Organizacional:
Estudo de caso






¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬São Paulo
2012
RESUMO


Este trabalho tem como objetivo abordar a visão geral sobre ocomportamento organizacional, seus conceitos, características, etapas e processos como a comunicação, liderança, negociação e motivação dos colaboradores e a análise de um estudo de caso dessas características em uma empresa do segmento bancário / financeiro com uma cultura única e peculiar onde seus colaboradores ou se adaptam ou deixam a companhia.


SUMÁRIOINTRODUÇÃO...........................................................................................................05
1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................................06
2 SISTEMA ORGANIZACIONAL..............................................................................06
3.COMUNICAÇÃO....................................................................................................08
4 LIDERANÇA E PODER.........................................................................................09
5 NEGOCIAÇÃO.......................................................................................................10
6 ESTUDO DO CASO...............................................................................................11
7CONCLUSÃO.......................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................15








INTRODUÇÃO

Este trabalho focar-se-á em duas partes distintas: na primeira abordaremos superficialmente o tema Comportamento Organizacional debatendo e explicando brevemente o que é comportamento esistema organizacional, seus três integrantes: indivíduos, grupos e organização, como funcionam, como se dá a comunicação entre os indivíduos, seus pares e a própria corporação, liderança e a importância na negociação, tanto interna quanto externas.

Em um segundo momento faremos um estudo de caso pegando uma empresa nacional bastante conhecida em seu segmento que possuía uma cultura muitopeculiar – o antigo Banco Garantia S.A. Os ex-donos do Banco Garantia são os mesmos maiores acionistas controladores da Ambev e, até hoje podemos ver o estilo de gestão e estrutura organizacional nesta última.

Em 1998 o Banco Garantia foi comprado pelo banco americano/suíço Credit Suisse First Boston e, mesmo depois de quase 15 anos de integração grande parte da cultura organizacional daquele aindapersiste, enraizada em seus colaboradores que repassaram, as coisas positivas e negativas, aos novos colaboradores que ingressaram no período.

Por fim analisaremos essa cultura organizacional frente à teoria das matérias abordadas na primeira parte; o que é e o que não é utilizado e o que pode ser implementado e melhorado para o futuro.


1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ComportamentoOrganizacional é uma matéria multidisciplinar que foca no estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos e estrutura no ambiente das organizações.

Como explicou Robbins: “comportamento organizacional é um campo de estudo que investida o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizaresse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

Já Dubrin (2003, p. 02) define: 

"Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento."

2 - SISTEMA ORGANIZACIONAL

Para entendermos o...
tracking img