Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compto organizacional

1) O que é personalidade? Como é normalmente classificada? Que fatores a influenciam?
Personalidade é a soma das maneiras como as pessoas reagem e interagem com asdemais, a maneira mais comum de mensurar a personalidade é utilizar questionários de auto avaliação, por meio dos quais os indivíduos se auto avaliam ao seu classificarem de acordo com uma série de fatores,tais como “eu me preocupo muito com os outros”. Apesar destas auto avaliações funcionarem bem quando bem feitas, uma de suas deficiências é que o candidato pode mentir ou administrar a imagem quequer transmitir, isto é, fingir algo bom e criar uma boa impressão. Os fatores que influenciam são os da hereditariedade, determinados pela genética de um individuo. A estatura, a beleza dos traço, ogênero, o temperamento, a força e flexibilidade muscular, o nível de energia e os ritmos biológicos são algumas das características que costumam ser consideradas, completa ou substancialmente,influenciadas pelos pais da pessoa, ou seja, por seus perfis biológicos, fisiológicos e psicológicos.

4) Como os traços de personalidade do modelo Big Five preveem o comportamento no trabalho?
Evidencia queos indivíduos são confiáveis, cuidadosos, conclusivos, capazes de planejar, organizados, trabalhadores, persistentes e orientados para resultados costumam apresentar um desempenho no trabalho superiorna maioria das ocupações, se não em todas elas.

5) Além do Big Five que outros traços de personalidades são relevantes ao comportamento organizacional?
Outros traços de personalidade importantes/ relevantes para o comportamento organizacional são o maquiavelismo, o narcisismo, automonitoramento, a aversão ao risco e as personalidades do tipo A e pró ativa.
Maquiavelismo: Traço de umindivíduo que é pragmático, mantém distancia emocional e acredita que os fins justificam os meios.
Narcisismo: Tendências a ser arrogante, possuir senso exagerado de importância de si mesmo, exigir...
tracking img