COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

952 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO

A compreensão do comportamento organizacional torna-se imprescindível para as empresas independente do seu segmento ou tamanho. Os empresários constataram as mudanças que estão ocorrendo no mundo empresarial, onde funcionários considerados tradicionais estão se aposentando e dando lugar a novas contratações nas empresas.
Os empresários têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face de complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as continuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é necessário ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva a variáveis situações para entender as relações de causa e efeito.
Qual a importância das Relações Interpessoais para o melhor desempenho das empresas? As organizações iniciaram com a era da administração clássica no século XX quando empresas seguiram o rumo do aumento da eficiência no nível operacional, na divisão do trabalho e na ênfase na análise (CHIAVENATO, 2000, p. 29), cujo efeito se deve ao crescimento acelerado e desordenado das empresas e da necessidade de aumentar a eficácia e a competência das organizações. A utilização eficaz de todas as descobertas e teorias desenvolvidas ao longo dos anos constitui um recurso valido que assegura uma solida vantagem competitiva. Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência como planejar, organizar e controlar. Qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas