Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atualmente os temas e as questões relacionadas com o Comportamento Organizacional nunca foram tão importantes para os gestores como nos dias de hoje. Os diversosestudos e as mais variadas pesquisas que estão em andamento nas organizações estão trazendo contribuições importantíssimas para os gestores e funcionários da empresa. E é nesse contexto que a diversidademerece atenção, no dia-a-dia das organizações, é preciso promover a aprendizagem e aceitação de diferenças, que cada vez mais estão presentes nas organizações, exigindo novas posturas e atitudes noambiente de trabalho.

As empresas necessitam valorizar a “diversidade”, pois a pressão da sociedade sobre a questão da responsabilidade social das empresas, a competitividade, a necessidade deprodutos inovadores, talvez seja uma das razões para a emergência dessa nova postura.

Potencialmente, a empresa aberta para o diferente, para o novo, tem mais possibilidade de gerar mais resultados.Apesar de ser ainda um tema bastante novo nas empresas brasileiras e não se ter estudos mais comprovadores de que a diversidade é a responsável por gerar maiores e melhores resultados, as empresas têmcaminhado nesta direção.

Entende-se que um ambiente constituído por profissionais de diferentes formações, com diferentes histórias de vida, tem maior chance de fazer uma leitura de mundo muito maisabrangente, visualizar ângulos não percebidos por muitos, apresentarem idéias originais e usar referências pouco comuns. A empresa formada por diferentes públicos internos tem um repertório rico decomportamento e conhecimento para atender a diferentes públicos externos.

Para a implantação de um programa de valorização da diversidade não basta adaptar o ambiente para receber as pessoas comdeficiência, flexibilizar horários para funcionários que moram longe ou adequar dias de feriados religiosos. Trata-se, antes de mais nada, de uma mudança na cultura da empresa, em que a diversidade deve...
tracking img