Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SUMÁRIO

Introdução 2
Organizações e Recursos Humanos 3
Considerações Finais 4
Anexos (Etapas Desafio de Aprendizagem) 5

Introdução

Atualmente, com a globalização e a diminuição de barreiras do conhecimento,surgiu junto às organizações a necessidade de se preocupar com seus recursos humanos para garantir sua sobrevivência no mercado.
O Comportamento Organizacional é uma área do conhecimento que recebe contribuições de diversas disciplinas das Ciências Comportamentais e visa estudar o comportamento, atitudes e desempenho dos indivíduos no ambiente organizacional, analisando as influências quetais ambientes e os grupos informais causam sobre as percepções e por conseqüência, sentimentos e ações dos colaboradores, com base em métodos científicos de observação, predição e mensuração, que auxiliam a explicar o comportamento humano e, em algumas situações, predizê-lo. Procura, além disso, estudar as variáveis ambientais e suas influências sobre as organizações, seus recursos humanos eobjetivos, bem como os efeitos dos trabalhadores sobre as mesmas nos aspectos que definem sua eficiência, eficácia e efetividade, utilizando como base um ponto de vista sistêmico, onde a organização deve ser observada como um sistema sociotécnico estruturado, sendo a integração dos subsistemas técnico e social de extrema importância para sua sobrevivência.

Organizações e Recursos HumanosO Comportamento Organizacional trata-se de uma ciência relativamente nova e para que fosse possível realizar estudos do comportamento no contexto das organizações, foi necessário uso de informações de variadas áreas do conhecimento, com a psicologia (abordando estudos do indivíduo, sua motivação, stress, aprendizagem e percepção), Sociologia (abordagem à nível grupal, ou seja, estudo daformação de grupos informais e suas influencias, formação e comportamento das equipes), Antropologia (análise da cultura do contexto social onde a organização está inserida) e Ciências políticas (nível organizacional em geral, estudo da liderança, conflitos e processo decisório).
Atualmente, o processo de mudança é inevitável e constante sendo comprovado pela evolução em diversos setores dasociedade e não se trata portanto de uma novidade. Entretando, com o atual avanço tecnológico que permanece em constante desenvolvimento, trouxe para a realidade das organizações a globalização e a turbulência ambiental, caracterizada principalmente pela compactação temporal em oposição à estática ambiental onde atuavam as organizações tradicionais.
As organizações inovadoras atuam em ambientescaracterzado por mudanças rapidas trazendo incertezas e criando a necessidade de criar processos e sistemas mais aperfeiçoados de planejamento, bem como sua visão sobre os recursos humanos que possui. Para tanto, criou-se a necessidade de entender o comportamento dos indivíduos sob análise simultânea da pessoa e das variáveis situacionais, como faz a teoria da personalidade de Carl Jung. A partir daanálise comportamento, é possível o entendimento do homem e sua motivação, sendo possível perceber a necessidade da gerência garantir que as recompensas extrínsecas sejam atendidas obtendo-se então a abertura para que os colaboradores busquem satisfazer suas necessidades de nível superior que também dependem que a gerencia busque prover oportunidades para que possa colher as contribuições dasrecompensas intrínsecas de seus trabalhadores, possibilitando desta forma que seus próprios objetivos sejam atingidos.

Considerações Finais

Atualmente, com o início da era da informação, vivemos em um mundo onde as barreiras do conhecimento praticamente desaparecem e devido à globalização e quebra de grande parte de barreiras comerciais, a concorrência tem sido cada vez maior em...
tracking img