Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACNET – TAGUATINGA - DF

SEGUNDO DESAFIO DE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

| |
| |
| |
| |

Brasília
2011

SEGUNDO DESAFIO DE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Í N D I C E

INTRODUÇÃO 04
TRABALHO EM EQUIPE05

TIPOS BÁSICOS DE EQUIPE 05
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM
GRUPO E EQUIPE 06
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE E
ESTILOS DE ATUAÇÃO 07

LIDERANÇA 08
IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA 08
EFEITOS DAS AÇÕES E COMUNICAÇÃO 09
PERCEPÇÃO 10
COMPARAÇÃO TEÓRICA DO TEXTO TRABALHO EM
EQUIPE: UMA VANTAGEMCOMPETIVA COM O PLT 10

A LIDERANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO: POR QUE
FRACASSAM OS PLANOS DE MUDANÇA? OS FATORES QUE
GERAM O FRACASSO 11

AGURMENTAÇÃO ANALÍTICA DA IMAGEM 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Uma equipe de trabalhado reuniu-se várias vezes em sala de aula, biblioteca e casas de membros do grupo para seguir passo apasso o segundo desafio do Me. Ericson de comportamento organizacional. Por muitas vezes discutirmos o assunto trabalho em equipe, liderança e por mais vezes e muito tempo paramos para exercitar a nossa percepção, para com essa, entender o solicitado nos passos do segundo desafio. Com idéias de todos, olho no olho, buscando o núcleo da compreensão para uma melhor nota, ou um ótimo trabalho.Resolvemos contextualizar esse desafio de uma maneira diferente primeiramente conceituando: Trabalho em equipe, liderança, efeitos das ações na comunicação, percepção, motivação, mudança e comunicação. Após essas definição chegou-se a observação analítica da imagem. Com isso esperamos compreender e se fazer compreendidos o que significa estudar e praticar comportamento organizacional dando à grandeênfase a inovação aguardamos, uma nota compatível com a nossa nova idéia.

1 TRABALHO EM EQUIPE
Equipe é formada por pessoas que se consideram como integrantes de uma determinada unidade, que se relacionam de uma maneira significativa e que comungam das mesmas disposições e valores, possuindo uma identidade coletiva compartilhada.
Uma equipe eficaz é aquela em que seus membros interagem paracompartilhar informações e tomarem decisões, acabando por gerar um espírito comum e positivo, e que redunda em um resultado muito superior a simples somados resultados individuais. É o que costumeiramente batizamos de efeito sinergia, em que o todo é superior a soma das partes. Quando uma verdadeira equipe está em operação podemos detectar uma integração gerencial de habilidades, conhecimentos etalentos de seus integrantes em uma forma de agir coletiva e que permite produzir serviços e produtos de uma forma mais eficiente e efetiva.
1.1 TIPOS BÁSICOS DE EQUIPE:
* Equipes funcionais: Formadas por indivíduos que trabalham juntos, diariamente, em um conjunto de tarefas interdependente.
* Equipes Resolutoras de problemas: Concentram-se em problemas específicos em suas áreas deresponsabilidade, desenvolvem soluções potenciais e geralmente detém poder para operarem dentro de limites previamente definidos.
* Equipe Cross-Funcionais: Aproximam conhecimentos e habilidades de pessoas pertencentes a áreas diferentes de trabalho com o objetivo de buscarem soluções para problemas comuns.
* Equipe auto-Gerenciadas: Consistem normalmente de empregados que devem trabalhar juntos,diariamente, para fabricar um produto inteiro ou prestar um serviço

1.2 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM GRUPO E EQUIPE:
Ninguém sabe direito o que o outro pensa porque as pessoas ou não se comunicam ou falam de forma política sem dizer o que realmente pensam. Às vezes alguns falam, mas de forma descontrolada e sem habilidade. É também cada um por si, ninguém toma a iniciativa...
tracking img