Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA – Aula 01



Introdução


A palavra economia vem do termo grego oikos (que significa “casa”) e némein (que significa “administrar”) e pode ser entendida como “aquele que administra um lar”. A princípio, essa origem pode parecer estranha, mas na verdade, os lares e as economias têm muito em comum.
Uma família precisa tomar muitas decisões, precisadecidir quais tarefas cada membro desempenha e o que cada um deles irá receber em troca: quem prepara o jantar( Quem lava a roupa( Quem limpa a casa( Quem decide que programa sintonizar na TV( Em resumo, cada família precisa alocar seus recursos escassos aos seus diversos membros, levando em consideração as habilidades, esforços e desejos de cada um.
Assim como uma família, uma sociedadeprecisa tomar muitas decisões. Precisa decidir quais tarefas serão executadas e por quem. Precisa-se de algumas pessoas para produzir alimentos, outras para fazer roupas e ainda outras para desenvolver programas de computador. Uma vez que a sociedade tenha alocado as pessoas (assim como terras, prédios e máquinas) entregar diversas tarefas, devem também alocar a produção de bens e serviços que aspessoas produzem. Deve-se decidir quem comerá caviar e quem comerá batatas. Deve-se decidir quem vai andar de Ferrari e quem vai andar de ônibus.
O gerenciamento dos recursos da sociedade é importante porque estes são escassos. Escassez significa que a sociedade tem recursos limitados e, portanto, não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam ter. Assim como uma famílianão pode dar a seus membros tudo o que eles desejam, uma sociedade não pode dar a cada membro um padrão de vida alto ao qual eles aspirem.
Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. Na maioria das sociedades, os recursos são alocados não por um único planejador central, mas pelos atos combinados de milhões de famílias e empresas. Assim sendo, os economistasestudam como as pessoas tomam decisões: o quanto trabalham, o que compram, quanto poupam e como investem suas economias. Estudam também como as pessoas interagem umas com as outras. Por exemplo, eles examinam como um grande número de compradores e vendedores de um bem, determinam juntos, o preço pelo qual o bem será vendido e a quantidade que será vendida. Por fim, os economistas analisam as forças eas tendências que afetam a economia como um todo, incluindo o crescimento da renda média, a parcela da população que não consegue encontrar trabalho e a taxa a qual os preços estão subindo.
Embora o estudo da economia tenha muitas facetas, o campo é unificado por inúmeras idéias centrais.
O princípio da escassez é o fundamento da Ciência Econômica. Somente porque os recursos sãoescassos, face às amplas e variadas necessidades a que devem atender, é que se justifica a preocupação de utilizá-los de forma racional e eficiente. E este é o objetivo básico da economia.

Lionel ROBBINS definiu a Economia como “a ciência que estuda o comportamento humano como toda relação entre fins e meios escassos que tem usos alternativos”, enquanto Tibor SCITOVSKY considera a Economiacomo “a ciência social que se ocupa da administração de recursos escassos”.


Os principais problemas relacionados com essa administração são:


a) Assegurar a plena utilização dos recursos escassos;
b) Distribuir esses recursos entre os seus diferentes usos e para a satisfação de diferentes necessidades;
c) Distribuir, de forma adequada, entre os consumidores, essesrecursos e os bens e os serviços produzidos com o seu auxílio.

Para SCITOVSKY “a tarefa da economia é estudar a organização econômica, avaliar sua eficiência e equidade e sugerir meios e processos pelos quais as reais imperfeições possam ser diminuídas ou eliminadas”.



Conceito 1 – Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços...
tracking img