Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO ANGRA DOS REIS
CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROF°: Ma. Cristiane Vinholide Brito


COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Conceito de Comportamento Organizacional.

ANGRA DOS REIS – RJ.
20/04/2012

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo explicar que, as empresas estabelecem para si mesmas, e consequentemente para aequipe de vendas. As metas devem ser reais , ou seja, possíveis de serem alcançadas, mas ao mesmo tempo devem ser audaciosas para estimular o seu cumprimento, é claro, que possam ocorrer dentro de um prazo oportuno, para que isso aconteça é preciso compreender o comportamento de uma organização de modo particular e investigar as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas, processos degrupos, percepção, atitudes, processos de mudanças e conflitos e dimensões de trabalho. Lembrando sempre que as organizações são as pessoas que nelas operam, é a força de trabalho, as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade.
Derek Pugh (autor inglês) define comportamento organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bemcomo o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
O efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que se refere a sua eficiência, eficácia e efetividade.
A eficiência é fazer a coisa da forma certa, pois, está ligada ao processo, fácil de dar forma, é de curto prazo e contribui para a eficácia. A eficácia depende do ambiente, está ligada ao atingimento, difícil de dar forma, é delongo prazo e tem planejamento estratégico.
A eficiência é fazer bem feito e a eficácia é fazer o que precisa ser feito, ambas tem a missão de orientar estratégias, é a razão de ser e reflete os valores da empresa, existe nas empresas de todos os níveis e nas pessoas e aparece na definição do objeto e das competências das empresas, tem como visão não apenas de um grande objetivo, mas sem umdesafio. É o entendimento de onde e como se quer chegar, pois a visão orienta as ações.

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no contexto das empresas. Consiste em preparar pessoas e organizações para os desafios do futuro e exige aprender continuamente novas formas de comportamento, ações e atitudes de todos os participantes de umaorganização na intenção de conhecer grupos, cultura e o modo como esses processos podem melhorar a produtividade e o alcance do sucesso no mundo dos negócios e das organizações. Comportamento organizacional encontra-se três considerações importantes.
Enfocam comportamentos externos, como, o uso de equipamentos, preparação de relatórios, o relacionamento dos colegas de trabalho. E também lida com ocomportamento interno, como de pensar, perceber e decidir.
O comportamento organizacional estuda o comportamento de pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de uma organização, o foco é solucionar problemas e buscar soluções, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas.
O comportamento organizacional também estuda o comportamento de grupos e organizações nos quais o comportamentonão é do mesmo jeito que de uma única pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser compreendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
Atualmente, encontra-se dividido em três áreas: O comportamento micro organizacional, que deriva da psicologia e da pesquisacomportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro organizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
2. VARIÁVEIS DEPENDENTES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
São fatores chave devemos saber para explicar ou prever outros fatores,
Exemplos:...
tracking img