Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: é o campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Valores: representam convicções básicas de que “um modo específico de conduta ou de valores finais é individualmente ou socialmentepreferível a um modo oposto”. Eles contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores costumam ser estáveis e duradouros. Uma parcela significativa dos nossos valores é assumida durante a infância. Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem a base para a compreensão das atitudes e damotivação, além de influenciarem nossas percepções, e eles também influenciam as atitudes e comportamento. Os valores podem ser classificados: os valores terminais contêm os valores finais desejáveis. Estes se referem às metas que uma pessoa gostaria de atingir durante sua vida (felicidade, segurança, vida confortável) e os valores instrumentais contêm os modos de comportamento ou meios escolhidos paraatingir as metas dos valores terminais (ambição, honestidade, responsabilidade).

Atitude: são afirmações avaliadoras – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Uma pré-disposição ao comportamento. A atitude possui três componentes: componente cognitivo se refere a opinião ou convicção, o que penso.Componente afetivo se refere ao sentimento e às emoções, o que sinto. Componente comportamental se refere a intenção de se comportar de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa, o que quero fazer.
A atitude possui milhares de tipos, porém o estudo do comportamento organizacional volta sua atenção para um número limitado, relacionados ao trabalho. Essas atitudes relacionadas com otrabalho revelam avaliações positivas ou negativas que os trabalhadores têm em relação a diversos aspectos de seu ambiente de trabalho. Os tipos de atitudes são esses:
Satisfação com o trabalho: se refere à atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza. Uma pessoa que tem um alto nível de satisfação com seu trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele, enquanto aquelainsatisfeita apresenta atitudes negativas. Quando se fala em atitudes do trabalhador, quase sempre se refere à satisfação com o trabalho.
Envolvimento com o trabalho: o grau em que uma pessoa se identifica com seu trabalho, participa ativamente dele e considera seu desempenho como uma coisa valiosa. Relacionado com autoconhecimento e é uma percepção de que o trabalho leva a um crescimento pessoal.Emporwement: dar espaço para ideias, pensamentos, contribuições e inovações (psicológicas). Quanto mais emporwement, mais envolvimento, mais valor e maior a importância do seu trabalho e autonomia.
Comprometimento organizacional: situação em que o trabalhador se identifica com uma empresa, seus objetivos, missão, visão e valores e deseja manter-se parte dessa organização. Temos alguns principaistipos de comprometimento: comprometimento afetivo que se dá em função das relações; comprometimento instrumental, vínculo em função do retorno ou energia que foi mobilizada para tal situação; comprometimento normativo, quando o vínculo se dá naquilo que eu acredito como correto; comprometimento comportamental, vínculo que se dá com as consequências das minhas ações/comportamento.Comportamento: ação quantificável e mensurável. Ação daquilo que eu quero, sinto e penso que devo fazer.

Dissonância Cognitiva: não alinhamento entre os três componentes da atitude (cognitivo, afetivo e comportamental) ou entre a atitude e o comportamento. Exemplo: uma gordinha pensa que ser gorda faz mal à saúde, mas se sente bem, porém quer fazer um regime para não prejudicar a saúde. Quando a atitude...
tracking img