Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIDERP


ADMINISTRAÇÃO


1° SEMESTRE


DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL







NOME: Flávia






TÍTULO DE TRABALHO: ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL





PROFESSOR PRESENCIAL: FABIANO PRATES BEHLKE





Porto Alegre, 09 de Abril de 2012

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguirfoi elaborado a partir de importantes conceitos no que se refere à Comportamento Organizacional e os elementos necessários que o compõe, salientando a necessidade de implantação dos mesmos pelas organizações ou a manutenção deste sistema para as empresas que almejam crescimento e reconhecimento satisfatório,visto que,é cada vez maior o nível de cobrança de resultados por parte da sociedade comoum todo.
O conteúdo do trabalho demonstra claramente a necessidade de se formar Administradores capazes de exercerem em seu cotidiano diversas habilidades, aptos a darem respostas á situações complexas, desafiados pelas diferentes situações cotidianas, como por exemplo: a pressão do tempo,satisfação do cliente,redução de custos,entre outras. Ressalta a importância dos mesmos estarem preparadospara perceber e lidar com a peculiaridade de cada ambiente e pessoas, somando diferenças e habilidades particulares em um objetivo comum. Trabalhar buscando a realização de todos os envolvidos na empresa, auxiliando, dialogando, ouvindo, etc.
Poderá também ser observado a importância das Organizações estarem abertas à novidade, criarem em conjunto planejamentos de melhorias aos seus projetos.Também traz em seu contexto a diferença de um grupo para uma equipe, demonstrando que um grupo pode ser considerado a junção de mais de uma pessoa, já uma equipe é constituída por membros focados em um mesmo objetivo.
É preciso que os gerentes desempenhem suas funções com eficiência, ou seja, da melhor forma possível para que se tenha um resultado eficaz.
CAPÍTULO 1

COMPORTAMENTOORGANIZACIONAL

CONCEITO:
Sistema utilizado em organizações, no qual busca compreender e explicar o comportamento de seus colaboradores em diferentes situações durante a rotina da empresa. Para isto, os mesmos são analisados em suas particularidades, sendo possível desta forma identificar habilidades, competências, dificuldades e necessidades, bem como a maneira como interagem com o grupo na realização detarefas do cotidiano, postura profissional e a forma como recebem e lidam com eventuais problemas.
Este sistema visa um melhor aproveitamento do quadro de funcionários delegando funções de acordo com as características individuais, gerando bem estar entre os mesmos, o que resulta naturalmente em maior produtividade e eficácia.
No estudo de dois livros sobre o tema em questão, fica perceptível adiferença de opiniões sobre Comportamento Organizacional, conforme a comparação abaixo:
Para o autor: Eduardo Soto o Comportamento Organizacional está relacionado diretamente às emoções, portanto fala da importância de aprender a usar o que ele chama de: “Inteligência Emocional”ou seja,controlar as emoções com responsabilidade para que não tenham influência negativa ao comportamento. Para ele oComportamento Organizacional é o resultado da forma como o indivíduo exterioriza suas emoções misturadas a bagagem de experiências de cada um.
Também diz que o Comportamento Organizacional utiliza o estudo sistemático para prever a maneira como os indivíduos se comportam em uma determinada organização. Porém como as pessoas são diferentes umas das outras, faz-se necessário observar ocomportamento individual em diferentes situações para que se promova mudança de forma satisfatória nas relações de causa e efeito, atendendo assim os desafios da competitividade global deste século.

Já os Autores: Jonh R. Shermarhorn,James G. Hunt e Richard Osborn definem O Comportamento Organizacional como um campo de estudo da Administração, que resultou do processo de mudança na maneira das pessoas...
tracking img