Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Cultura e Interculturalidade

Introdução
Cultura e interculturalidade são dois temas interligados então falarei primeiro sobre cultura (suas origens e processos culturais) e a seguir sobre interculturalidade. E por fim, como os dois temas estão ligados e a importância de ambos para a sociedade em geral.

1.Cultura
O termo “cultura (do latim colere, significa cultivar). É o conjuntode atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
A cultura faz referência aos valores e aos significados, às relações com a natureza, às relações interpessoais, sociais. Em sentido mais amplo, a cultura pode ser considerada como um conjunto de traços distintivos, espirituais e materiais,intelectuais e afetivos, que caracterizam uma sociedade.
É um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária,vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança.
Por ter sido associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia aum ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”.

1.1 Processos culturais
Falar de processos culturais significa por em evidência o aspecto dinâmico da cultura. As culturas estão em contínuo movimento, mudam e transformam-se, inclusive as que parecem firmes, fechadas ou inertes. A cultura é dinâmica.Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação dealgo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
A mudança acarreta normalmente em resistência. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros. Modificações na maneira de produzir podem, por exemplo; interferir na escolha de membros para o governo ou na aplicação de leis. A resistência àmudança representa uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas, e que sejam por isso inevitáveis, serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e depois rejeitar um novo conceito.
O ambiente exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quantopor transformações da consciência social.

2.Interculturalidade
Vivemos em um mundo cada dia mais conectado e em que as pessoas estão cada vez mais em contato umas com as outras. Essa nova realidade virou objeto de estudo e acabou criando um novo campo teórico. Assim como a sociologia e a antropologia, o interculturalismo estuda as culturas dos povos, mas se diferencia de ambas essas áreas porpropor uma análise do ponto de vista da interação entre as pessoas.
A Comunicação Intercultural é uma evolução da Teoria da Comunicação para um contexto mais global; defende que as pessoas precisam primeiro entender a si, aprender a dar significado a suas próprias formas de comunicação, para só então poder criar significados que façam sentido para todos os outros, segundo Milton J. Bennett um...
tracking img