Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Logística




“O conceito de Comportamento Organizacional (CO) e as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações”



Adriana da Silva Leodério – RA 355130
Peterson Gonzaga Dias – RA 380997
Paulo Ribeiro dos Santos – RA 381524Sayuri Ahagon Baez – RA 375356




Três Lagoas - MS
Abril/2012


Adriana da Silva Leodério – RA 355130
Peterson Gonzaga Dias – RA 380997
Paulo Ribeiro dos Santos – RA 381524
Sayuri Ahagon Baez – RA 375356



Atividade Prática Supervisionada


“O conceito de Comportamento Organizacional (CO) e as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações”Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina: Comunicação e Comportamento Organizacional.





Três Lagoas - MS
Abril/2012
Introdução

Em um mundo globalizado de competição acirrada, tornar-se mais produtivo é um tema corriqueiro nasorganizações. E, ao falar em produtividade, inevitavelmente devemos levar em consideração os conceitos mais amplos de eficiência e eficácia.
Às vezes ocorre confusão no entendimento da diferença entre estes importantes conceitos, levando algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa. Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certa a coisa, e não fazer a coisa certa.Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organizaçãocorrespondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).Unir os dois conceitos é essencial para ocumprimento desejado.
A justificativa para a prática desta atividade acadêmica é a necessidade de compreendermos o conceito de comportamento organizacional enfatizando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações, suas características, a partir de uma visão sistêmica, com base nos autores que serão aqui pesquisados.
Desta forma, diante das constantes mudanças das organizações, quedevem estar sintonizadas com o mercado competitivo em que atua, o conhecimento do comportamento organizacional, será de fundamental importância para o aperfeiçoamento e sucesso de uma empresa, tornando-a assim mais eficiente, eficaz e efetiva, melhorando a qualidade de vida de seus recursos humanos, uma vez que não devemos nunca nos esquecer de que “as organizações são as pessoas que nelas operam”.Desenvolvimento

Capítulo I

Conceito de Comportamento Organizacional definido pelo grupo:

“É o estudo científico de um indivíduo ou grupo atuando em uma organização, na qual visa compreender as relações de comportamento entre estes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da empresa, buscando seu aperfeiçoamento e fazendo com ela seja mais eficiente, eficaz e efetiva nomercado em que atua”

“O estudo da estrutura, do funcionamento, e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. (Derek Pugh, apud. PLT 111, p.27)

“O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo...
tracking img