Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância



COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




Corumbá-MS, 2012-04-02




Trabalho de conclusão de curso apresentado Comportamento Organizacional à banca examinadora da Faculdade de Ensino a Distância da Anhanguera Educacional como requisito parcial à obtenção do grau de tecnólogo emgestão de Recursos Humanos sob a orientação da professora: MA. CRISTIANE VINHOLI e do professor : MADSON RAMAO.









Corumbá-MS,2012-03-30.

Resumo:

Comportamento Organizacional é o estudo que é realizado das atitudes, do comportamento e desempenho dos trabalhadores de uma Organização, onde o principal propósito é de utilizar dessas informações para melhorar a eficáciaorganizacional. O foco desta ATPS será: definir Comportamento Organizacional, descrever o efeito da inovação para as organizações, identificar as principais características de uma equipe, a importância da liderança para as organizações e a importância da comunicação para o contexto organizacional.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional, Inovação, Percepção,Comunicação.Summary:

Organizational Behavior the study of atitudes, behavior and performance of employees of na organization. To where the main purpose for use of such information es to improve EFIC organizational cia; the focus of this ATPS be define Organizational Behavior, describle the effect of Inova for the Organization, S, Identify the maincharacter sticas a team, the import of leadership for the Organization, and Import, Science communica to the organizacional context.

Keywords: Organizational Behavior, Inova it, perception it, communicate it.

































Sumário:



Introdução……………………………………………………….4

Capítulo 1………………………………………………………...5Capítulo2…………………………………………………………7

Capítulo 3………………………………………………………...9

Capítulo4…………………………………………………………11

Referências............................................................................14.































Introdução:

O ser humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional,pois é através, de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciaisque lhes concede vantagem competitiva. O comportamento Organizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro.

Os profissionais envolvidos com as questões estratégicas e táticas da empresa, ou seja, aqueles que definemos caminhos organizacionais através de objetivos e metas dependem de informações adequadas, a tempo e a hora para poderem buscar alternativas, e tomar as decisões com eficiência e eficácia. Eficiência e eficácia são dois conceitos considerados iguais, porém seus significados são completamente diferentes. A eficiência é a capacidade de ter um bom desempenho em menos tempo, ter boa produtividadeutilizando menos material; A eficácia é fazer aquilo que é preciso, que é certo para alcançar o objetivo, ou seja, A eficiência se refere a forma que uma atividade é feita, e a eficácia se refere ao resultado.























Capítulo 1



Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos,grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísnmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

A linha de raciocínio é simples e lógica! O ser humano é motivado a tomar suas decisões por instintos, necessidades e sempre motivado por fatores externos. E a forma como são postas em prática é...
tracking img