Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU



LOGÍSTICA – 1ª SÉRIE



ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS


COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL





CURSO: LOGISTICA EAD







NOMES: RA:
Alessandro Francisco da Cruz 4726901181
Jose Erenilson de Oliveira 4337825725
Marcio Flor da Silveira 4540882109
Matheus GiacominiCardoso 4503835868







PROFESSORA: Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito



BAURU
2012
INTRODUÇÃO


Comportamento organizacional é baseado no comportamento humano e suas habilidades e da reação que essas habilidades têm dentro da organização, que é influenciado pela cultura organizacional.
É através deste estudo e conhecimento adequado de cada determinante, que podemosaplicar esse conhecimento obtido para fazer com que a organização trabalhe com maior eficácia. Para aplicar e gerenciar tal conhecimento aplicá-lo na organização é fundamental que executivos exerçam: planejamento, organização, liderança e controle, para isso as relações interpessoais são essenciais, já que estão diretamente ligados a indivíduos de diferentes raças e culturas, que precisam estaralinhadas com o planejamento estratégico da organização. Integrá-los e liderá-los não é uma tarefa nada fácil e requer longo prazo, já que não se preocupavam com essa integração a antigamente. Levar o individuo a compreender sua missão, consiste na necessidade do estudo do comportamento organizacional dentro da organização.
Levando em consideração que pessoas são indivíduos distintos entre si,logo possuem comportamentos diferenciados e próprios, e para lidar com essas diferenças, integrar pessoas as necessidades da organização não é muito fácil, é necessário um estudo de três determinantes; indivíduos, grupos e estrutura organizacional.



















CAPITULO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


Subentende-se, então que o indivíduo participa durante todasua vida de grupos e organizações que atendam suas necessidades, seja no grupo escolar, no mercado, ou no clube aos finais de semana. Estas organizações são tão presentes, que muitas vezes são imperceptíveis a menos que deixem de realizar com qualidade os serviços que delas são esperados.
Autores afirmam que “as organizações são instrumentos usados pelas pessoas para coordenar suas ações a fimde obter algo que desejam ou valorizam” (CARAVANTES; CARAVANTES; KLOECKNER, 2008).
A organização passa por todas as etapas citadas e, quando atende às necessidades de seus clientes, tem condições posteriores de criar novos valores adicionais, recomeçando todo o processo. Além disso, é importante ressaltar que toda organização é constituída por pessoas, e são justamente os indivíduos quepensam, planejam e executam as atividades planejadas e pensadas.
Assim partindo do princípio de que a chave para o sucesso e efetividade de uma organização está em seus recursos humanos, podemos compreender que o estudo da relação entre os indivíduos e outros elementos, como propósitos, estrutura tecnológica, que completam a organização, são de fundamental importância para a sobrevivência dequalquer instituição; daí surgiram os conceitos para o Comportamento Organizacional.
Segundo Soto (2005, p.27)


O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamentoorganizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.



Já para Robbins (2005, p.6)

O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se...
tracking img