Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp

São José dos Campos - SP

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - 1° Bimestre

Professor EAD: Ericson M. Borges

Professor Tutor Presencial: Jhonis Santos





Desafio de Aprendizagem 1

Comportamento Organizacional









Introdução





O comportamento organizacional é uma área de estudos que aborda o choque que aspessoas e os grupos exercem dentro de organizações, com a intenção de usar cada qual do seu conhecimento para realizar a melhoria organizacional no ambiente que está inserido.


O comportamento organizacional estuda basicamente três áreas do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura.


Basicamente o CO usa do conhecimento alcançado sobre as pessoas, os grupospara colaborar na eficácia dos trabalhos das grandes organizações.


Assim sendo, este tema de estudo vem nos mostrar a importância dos aspectos que influenciam e afetam o comportamento de cada individuo no seu local de trabalho, individualmente ou em grupo, com seus valores, sua percepção, aprendizagem, o papel que cada indivíduo tem em particular dentro de um grupo, sua personalidade emotivação.


Não esquecendo que as pessoas não são iguais, portanto devem-se levar em consideração os fatores da situação, do ambiente e até genética, que contribui para o comportamento individual de cada pessoa.



































Conceito de Comportamento Organizacional


Comportamento Organizacional é o estudo docomportamento humano, ações e atitudes dos indivíduos, as organizações são formadas por grupos em que as pessoas que nelas operam dão a sustentabilidade e a uma produção de qualidade às organizações
São os indivíduos que atuam nas organizações que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes eficazes e efetivas.
É preciso diferenciar comportamento individual e o organizacional, ou seja,nos aspectos pessoais e profissionais. Um individuo pode ter diversos comportamentos em uma organização, é preciso analisar o Comportamento Organizacional com o cotidiano profissional e desenvolver a visão holística; ou seja, ter uma " visão única" e sintética de todos os elementos da empresa.
O Comportamento Organizacional é umas das melhores maneiras de se compreender o comportamentohumano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas. É também muito importante para atuar de forma mais adequada no contexto organizacional, desenvolvendo a habilidade interpessoal (relacionamento), que é muito importante para haver um trabalho gerencial eficaz.
Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, eles precisam também de habilidades interpessoais. Asorganizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que oriente o administrador a planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.


Percepção

É um conjunto de processos por meio dos quais as pessoas têm a consciência de informações do ambiente e de que forma sãointerpretadas.
Uma vez que o processo de percepção tem um papel importante no comportamento onde se trabalha, os executivos e os gerentes entendem de maneira geral seu funcionamento básico.
Percepção seletiva é o processo de rejeição de conjunto de informações que não dão segurança ou vão contra as convicções pessoais, a percepção seletiva é favorável por rejeitar certas informações que sãodesnecessárias.

Motivação

A motivação é o resultado da interação do individuo com a situação, há algumas pessoas que diferem quanto as suas tendências motivacionais básicas, por exemplo, há pessoas que não se sentem motivados a ler um livro por mais de 20 min, mais é capaz de assistir uma novela por horas, isso é uma motivação que é causada pela situação, a motivação varia tanto...
tracking img