Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo:
Neste capítulo Robbins nos apresenta os processos de comunicação nas empresas, suas funções e fundamentos e as principais barreiras existentes para se obter uma comunicação eficaz.Idéias principais:
1.Funções básicas:
Dentro de uma organização a comunicação desempenha quatro funções básicas: sendo a de controle, motivação, expressão emocional, informação.
Controle: Asorganizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários. Quando estes são informados que devem, por exemplo, comunicar qualquer problema de trabalho primeiramente aoseu superior imediato, ou seguir à risca suas instruções de trabalho, ou ainda adequar-se às políticas da empresa.
Motivação: devido ao esclarecimento sobre o que deve ser feito, avaliar a qualidade doseu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo, aproxima os funcionários de seus gestores deixando-os mais envolvidos e motivados.
Expressão emocional: é fornecida para muitosfuncionários em seu grupo de trabalho, onde é sua fonte primária de interação social. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ousentimentos da satisfação e também de suas necessidades sociais;
Informações: esta é a função final desempenhada pela comunicação e se relaciona com um papel de facilitadora de tomada de decisões,proporcionando aos funcionários e outros grupos que precisam tomar tais decisões, transmitindo os dados para que se identifiquem e avaliem alternativas.
2.O Processo de Comunicação:
Mensagem: o que écomunicado;
Canal: meio através do qual a mensagem viaja, é selecionado pelo emissor que deve determinar qual canal é formal e qual é informal.
Receptor: pessoa ou organização a quem a mensagem édirigida;
Feedback: o elo final do processo de comunicação, devolve a mensagem ao sistema para verificar sua compreensão, determinando se a compreensão foi ou não obtida.

3. Barreiras para a...
tracking img