Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO





























COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL














OSASCO
2012










COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL








Trabalho de Comportamento Organizacional, para composição de nota de aprovação na disciplina, sob a orientação do Professor Eduardo Seriano.OSASCO
2012






COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



Trabalho de Comportamento Organizacional, para composição de nota de aprovação na disciplina, sob a orientação do Professor Eduardo Seriano.


Aprovado em , de abril de 2012.


BANCA EXAMINADORA


_____________________________________________
Prof.: Eduardo Seriano.Anhanguera Educacional Ltda.



_____________________________________________
Prof.: Maria Cristiane Vinholi de Brito.
Anhanguera Educacional Ltda.
RESUMO

Estudo sobre o conceito de Comportamento Organizacional, sua estruturação e aplicação nas organizações no dia de hoje, bem como os fatores externos que interferem nas mudanças deste comportamento.

Palavras chave: comportamento - organização- mudança - fatores - indivíduos - sistema


























ABSTRACT

Study on the concept of Organizational Behavior, structuring and implementation in organizations today, as well as external factors that influence changes in this behavior.

Keywords: behavior - organization - change - factors - individuals - system.SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................7
2 CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.....................................8
3 INOVAÇÃO.............................................................................................................10
4 A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA PARA ASORGANIZAÇÕES.........................12
5 PERCEPÇÃO, COMUNICAÇÃO E A ARTE DE ADMINISTRAR...........................15
6 CONCLUSÃO.........................................................................................................17
7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................19
























INTRODUÇÃO

Muito setem discutido sobre o significado ou a definição que melhor explica o Comportamento Organizacional (CO), mas esse assunto vem sendo modificado cada vez mais ao longo do tempo. Jonh Ivancevich define o CO de uma forma mais complexa e detalhada.
“O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; oefeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”
A Psicologia ajuda nos pequenos problemas da organização; fatores de motivação e auto-realização. A Sociologia tratade problemas maiores, que se relacionam com o meio externo (mudança, conflito e tecnologia). A antropologia cuida de assuntos estratégicos de culturas, minimizando os conflitos com as contradições culturais. As Ciências Políticas concede o entendimento do poder e como agir perante as restrições Organizacionais.
Como o Comportamento Organizacional é uma área do conhecimento das ciências Sociais éanalisado por métodos científicos que auxiliam na previsibilidade e habilidade para resolver problemas do cotidiano. Assim podemos ampliar nossa percepção, observando e agindo como grades gestores.
Em suma, para efetuar o estudo do Comportamento Organizacional, deve-se basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.








CONCEITO DE...
tracking img