Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL





















Juazeiro

2012

CAPÍTULO I



Definição de Comportamento Organizacional

  Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

Comportamento organizacional aquelecomportamento do indivíduo no local de trabalho, juntamente com o estudo das estruturas, funcionamento e desempenho das organizações.

O estudo do comportamento organizacional tem como objetivo auxiliar os administradores a prever, explicar e controlar ações dos colaboradores dentro de uma empresa. Subentende-se, portanto, que o indivíduo participa durante toda sua vida de grupos e organizaçõesque suprem suas necessidades, e são tão presentes que muitas vezes nem são percebidos, então cabe ao gestor fazer desse ambiente um local participativo, com cada indivíduo tendo voz ativa, a menos que deixem de realizar o seu serviço com qualidade então estudar tudo o que motiva os indivíduos é de extrema importância para o crescimento e sucesso dando a ela mais estabilidade, qualidade edesempenho.



















Comparativo de definições de C.O.



Davis e Newstrom (2002, p.5) definem comportamento organizacional como “o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como a pessoas agem dentro das organizações.” Seguindo a mesma linha, Soto (2005, p.27) diz que “o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações”.Utilizando o estudo do comportamento as organizações desenvolvem novas estratégias para a melhoria do ambiente de trabalho, com o intuito de desenvolver um empregado melhor, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e sua satisfação. Davis e Newstrom (2002) dividem o do comportamento organizacional em quatro elementos-chave que são: pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente no qual a organizaçãoopera.

As organizações e pessoas precisam de uma estrutura para se unir e atingirem seus objetivos com maior eficácia e eficiência, muitas vezes utilizam-se da tecnologia para melhorar o trabalho, influenciando o ambiente externo e sendo influenciados por ele. Não existe organização sem pessoas. As pessoas dentro da organização são vistas como recursos (dotadas de habilidades,capacidades, conhecimentos e competências necessários para atarefa organizacional), e é o comportamento destes recursos que faz a diferença para a organização. Pode-se dizer que o comportamento organizacional é bastante imprevisível, pois nasce de necessidades humanas e dos sistemas de valores.

Um melhor comportamento organizacional melhora a satisfação das pessoas no trabalho, com um resultadomuito benéfico ao ser humano. “O comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações” (SOTO, 2005,p.08). Para Soto (2005), dentro da natureza das pessoas, existem quatro pressupostos básicos a estudar:

a) Diferenças individuais: as pessoas têm muitas coisas em comum, mas seus atos e atitudes sãodiferentes, a maneira de enxergar as coisas, sentir, decidir, cada pessoa do mundo é diferente.

b) A pessoa como um todo: a pessoa deve ser utilizada, dentro de uma organização, como um todo, não somente por partes, pois os efeitos de necessidades sanadas atuam sobre o ser humano como um todo.

c) Conduta Motivada: a conduta de uma pessoa obedece a certas causas relacionadas asnecessidades, sua conduta muda pelo que ela está desejando, tornando-se uma conduta motivada no momento em que sua necessidade é satisfeita.

d) Valor das pessoas: as pessoas devem ser tratadas com dignidade e respeito, sendo tratadas de forma diferente dos demais fatores de produção. Destes pontos uma conduta motivada é o que todas as organizações desejam, pois funcionários motivados produzem...
tracking img