Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano porque modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégiasadministrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade , reduzir o absenteísmo e promover acidadania organizacional. As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano.
Podemos citar ainda como conceitos referentes ao comportamento organizacional:
“ A cultura organizacional não é algo pronto e acabado, mas está em constante transformação, de acordo com sua historia, os seus atores e com aconjuntura”.
Fonte: Nassar (2000)
“O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas.”
Fonte:Kleber Gonçalves de Souza

Com o advento da Teoria dos Sistemas, tornou-se evidente e indisfarçável a natureza sistêmica das organizações em geral e das empresas em particular. Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo. Podemos assim, dividir os sistemas em:

- Sistemafechado: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo
e nada produzem que seja enviado para fora.

- Sistema aberto: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Este possui as seguintes caracteristicas:Importação ou entrada (input), conversão ou transformação, exportação ou saída ( output), retroação ou retroalimentação (feedback) , estabilidade, adaptabilidade, entropia, diferenciação, equifinalidade e ciclos de eventos.

Etapa 2

Para dos entrevistados, inovação é:

“Inovação é algo que já existe e que está a muito tempo da mesma forma, porem, alguém otransforma em algo novo; ou seja, uma nova idéia para algo que já existe.” Orlei Moreira – 24 anos – Aeroviário

“Inovação é uma novidade, uma reforma, uma nova roupagem.”
Suely Daniel – 54 anos – do lar

É fato: a inovação reflete efeitos nas organizações. A maioria das organizações tem uma estrutura que foi projetada para resolver problemas existentes em uma determinadaépoca, hoje já não existem mais aqueles problemas que foram expostos no projeto de estrutura.
Porém a organização renovada é aquela que se dispõe a mudar sua estrutura em resposta as necessidades e alterações do ambiente. Essa organização terá de se processar e se educar para seu novo papel organizacional.
Percebe-se que existem características que influenciam o comportamentoindividual dentro de uma organização, chamamos isto de personalidade. Personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizados de forma própria.
Com isso, existem quatro teorias da personalidade que são as mais correntes e aceitas para explicá-las:

Teorias da Personalidade
Teoria dos traços da personalidade...
tracking img