Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Comportamento Organizacional teve origem a partir da revolução industrial que com as novas invenções criaram novas formas de trabalho exigindo novos métodos gerenciais.
Com isso os lideres terá que se adequar com as mudanças variáveis na organização, e que para ser um bom líder e conseguir chegar ao seu objetivo, um líder tem que saber lidar com as mudanças do dia a dia.           Os gerentes têm, no comportamento organizacional, poderosas ferramentas para lidar com a complexidade das situações.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
 










































COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALComportamento Organizacional se define por visão geral sobre contribuição de ideias e de desempenho do grupo e indivíduos dentro delas. As pessoas são diferentes mais atuam com o mesmo propósito, tanto na organização da empresa quanto o rendimento no serviço entre os funcionários para com a empresa.
Dentro de uma organização existe incentivo, motivação, valores, emoções, crenças e atitudes.Para obtermos um resultado positivo a empresa tem que se preocupar com seus funcionários verificando se a algum problema e tentando resolver da melhor forma possível assim trabalhando em conjuntos somos capazes de conquistar qualidade de produtos, prazo de entrega, enfim tudo aquilo que podemos fazer para o sucesso da empresa.
O Comportamento Organizacional é uma área administrativa queavalia o impacto que os indivíduos podem oferecer para a empresa, modelando o comportamento do mesmo, incentivando a produtividade com respostas prontas a estratégias administrativas superando pressões sociais, econômicas.
Visualiza a estrutura, cultura, ambiente de trabalho, habilidades, interpessoais e exige planejamento, o que no futuro ira gerar motivação, liderança o que implica umtreinamento para obter satisfação, sendo assim estará aberto a mudanças e competitividade no mercado.
No mundo atual é preciso aprender a lidar com flexibilidade, equilíbrio entre o profissional e pessoal para enfrentar conflitos futuros e com os mesmos, a motivação dos funcionários mantendo a competitividade das organizações.
De acordo com Karla Sampaio o comportamento organizacionaltrata-se de uma área da administração, onde avalia o impacto que o individuo possui para uma empresa, para que este individuo tenha êxito em seu comportamento organizacional gerando um trabalho eficaz.
Algumas características identificadas englobam conceitos como psicologia, desenvolvimento técnico e conceitual, satisfação no trabalho. Podendo variar na estrutura, clima e culturaorganizacional.
Diversas oportunidades vão surgindo, podemos citar o aumento de produção, as habilidades humanas, administração a varias áreas de trabalho, o estimulo e o desafio de ter um ambiente ético visando à produtividade.
O sistema aberto é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções.
Asorganizações precisam do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e matérias que vão garantir seu funcionamento (comprar e vender serviços e produtos).
Há grupos de interesse para atingir seus objetivos. Este sistema tem capacidade de crescimento, mudanças, adaptações e ate auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais. Uma empresa é um sistema aberto criado pelo homem emantém uma dinâmica, interação com meio ambiente, sejam os clientes, fornecedores, os concorrentes e muitos outros externos. Podemos citar: grupos, sociedades e outros.
Já o sistema fechado são as relações simples de causa e efeitos, seria um sistema que não é influenciado, ou seja, não apresenta relações algumas com o meio ambiente, não há trocas de energia e material com meio, não...
tracking img