Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL





Tendências nas Organizações


1 – O que a falta de I.O. pode acarretar segundo o autor Karl Albrecht?
R: Pessoas inteligentes reunidas em uma organização manifestam um comportamento comum e bastante destrutivo, pois, competem e disputam provocando o desperdício de energia que poderia ser canalizada de forma construtiva. Os profissionais protegem,escondem informações uns dos outros, o poder coletivo se perde e se tal potencial não pode ser utilizado, a empresa estará fadada à incapacidade e à incompetência organizacional.

2 – Podemos afirmar que o futuro está embutido no presente:
R: Quando a afirmação que o futuro está embutido no presente não é a mesma coisa que projetar todas as ações em tempos que estão por vir. Se fizermos uma análise ofuturo representa uma extensão das situações como elas se apresentam no momento presente, demonstrando que somente encontraremos as sementes do futuro no solo e não na imensidão do céu.

3 – Cite alguns pontos essenciais que destacam as organizações inteligentes.
R: Visão estratégica, Destino compartilhado, Desejo de mudança, Coração, Alinhamento e congruência, Emprego do conhecimento ePressão por desempenho.


O ser humano no ambiente de trabalho

1 – Qual é a influência dos valores no ambiente das empresas?
R: Os valores exercem uma influência significativa no ambiente organizacional. Com a soma dos valores dos colaboradores é possível formar a cultura da empresa. É preciso fazer uma seleção dos valores positivos e dos valores negativos e posteriormente divulgar para todos oscolaboradores para que possam ser internalizados.

2 – Qual a diferença entre quantidade de vida e qualidade de vida?
R: A quantidade de vida, diz respeito a como as pessoas observam os valores e qual a dimensão da agressividade, da violência, da busca pelo dinheiro e bens materiais, a competitividade e outros. Já a qualidade de vida refere-se ao grau em que as pessoas valorizam osrelacionamentos e mostram sensibilidade e preocupação com o próprio bem-estar e também dos outros.

3 – Os autores Bossidy e Charan, relatam que:
R: “líderes que demonstram sua incapacidade de executar não costumam ter uma segunda chance”. A grande questão atual é: o mundo dos negócios não tem dado a devida atenção à execução.

4 – Segundo Stephen R. Covey, quais os oito hábitos para a eficácia nasatividades?
R: Ser pro ativo, Começar com objetivo em mente, Fazer primeiro o mais importante, Pensar no ganha-ganha, Compreender para depois ser compreendido, Criar sinergia, Afinar nossos instrumentos e Encontrar a voz interior e inspirar os outros a encontrar a deles.

O processo motivacional

1 – É possível motivar uma pessoa?
R: Ninguém pode motivar ninguém! A motivação vem das necessidadesinternas de cada indivíduo e não da nossa vontade. Gostamos de atribuir aos outros, objetivos que são nossos e não da pessoa. É necessário entender que as necessidades e desejos das pessoas levam sua marca e não podemos mudá-las segundo nossa vontade. Não se molda as pessoas segundo os planos que não façam parte da vida e das escolhas desta, planejadas ou não.

2 – Complete as linhas pontilhadas,com as palavras mais indicadas:
R: Segundo a Teoria Motivacional de Maslow, os três primeiros conjuntos são necessidades de ___ “carência__”, devendo ser satisfeitas para que os indivíduos se sintam saudáveis e seguros. As duas últimas foram chamadas de necessidades de __ “crescimento” __, por estarem relacionadas ao desenvolvimento e à realização do potencial de cada pessoa.

3 – Os fatoresmotivadores para McClelland e que levam o homem a agir, são:
R: Realização, poder e afiliação.

4 – Quais as etapas “necessidades” da pirâmide de Maslow e o que cada uma delas inclui?
R: Necessidades Fisiológicas: fome, sede, abrigo, sexo e outras referentes à sobrevivência;
Necessidades de Segurança: segurança, estabilidade, proteção contra danos físicos e emocionais;
Necessidades...
tracking img