Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo deste trabalho é, mesmo que de uma forma simples, apresentar a importância da integração e inserção do Comportamento Organizacional nas instituições e organizações.
Vamos enfatizar a execução, com base em dois diferentes autores, as diferenças e semelhanças deste tema, de forma prática.
Diante destas informações, esperamos transmitir de forma clara, oentendimento de diferentes conceitos do Comportamento Organizacional.








































Comportamento Organizacional


Na maioria dos casos, os autores concordam que o estudo de Comportamento Organizacional teve início durante a evolução da sociedade virtual, a partir do século XX.
A medida que vão se desenvolvendo as organizaçõese, com conseqüência, aumentando a quantidade de indivíduos evolvidos, os desafios referentes a organização aumentam.
Começaram então os estudos para se obter uma mão de obra qualificada e satisfeita. Foram desenvolvidos livros de estudos, enfatizando a importância da especialização e divisão do trabalho, que iriam constituir bases para os pensamentos de administração por várias décadas.Robert Owen foi um pioneiro ao especificar as necessidades humanas nas organizações. Este enfatizou a importância da satisfação dos funcionários a executarem as suas tarefas de uma forma mais agradável, impondo, no início do século XIX, condições favoráveis aos trabalhadores, tais como, regulamentação de horários, refeitório nas empresas, envolvimento e participação dos processos voltados para obem-estar de todos.
A partir deste pensamento foi criado o conceito que trouxe no século XX uma grande evolução neste contexto, onde foi criado um advento chamado Escola Científica de Administração.
Frederick W. Taylor foi o primeiro a tratar cientificamente a deficiência na organização das atividades nas empresas nos Estados Unidos. Taylor elaborou sua teoria da seguinte forma: dividir astarefas em diversos escalões entre a direção da empresa e os operários, definir o tempo necessário para cumprimento das tarefas designadas, efetuar o estudo dos meios necessários para que as tarefas sejam executadas da melhor forma. De forma que as ferramentas necessárias estejam em lugares estratégicos facilitando a operação.
Enquanto isso na França, Henri Fayol, acreditava no processo deorganização totalmente contrário ao de Taylor, onde as eficácias da organização das empresas partem do alto escalão, da Diretoria da empresa. Onde os mesmos são exclusivamente responsáveis pela administração. E afixou seus princípios sobre a administração.
Encontramos em um artigo a seguinte citação “[...] As concepções tayloristas e fayolistas (a chamada escola clássica de administração deempresas) partem de um princípio muito simples, no que diz respeito à psicologia do trabalhador: o comportamento do homem frente ao trabalho é guiado unicamente pelo interesse material. [...]”


Concluímos que para se obter os melhores resultados na produtividades, devemos ter pensamentos humanistas, onde é valorizado o esforço feito pelos funcionários, sendo que, para isso devemos promoverincentivos aos operários, tais como: diminuição da jornada, benefícios em geral, aumento de salário, etc.

Resenha



Baseado no conceito descrito na 11º
Edição de Robbins, Stephen P. (Comportamento Organizacional) concluímos o que segue.
Esta disciplina foi criada com base nas habilidades humanas desenvolvidas ao longo do tempo, com experiências e aprendizados. Estas habilidades influemdiretamente no comportamento do indivíduo nas organizações, daí surgiu a disciplina Comportamento Organizacional.
Comportamento organizacional é um campo de estudos que tem como foco principal o investigar o impacto causado pelo indivíduo, grupos e estrutura, nas organizações onde seu comportamento é fundamental para o bom desenvolvimento e eficácia da mesma.
Resumindo o tema como um todo o...
tracking img