Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Atividade prática supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

INTRODUÇÃO

A eficiência de acordo com a enciclopédia (Wikipédia), Eficiência ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos deeficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento.
Eficiência é a capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-los. A capacidade de “fazer as coisas direito”.

Uma empresa quando está indo bem, realizando suas atividades com responsabilidade e fazendo-a crescer com as suas ações, ou se precisar fazer algo parapode ajustar para sucesso absoluto em seu objetivo, a eficiência é esse agir pelo administrador ou responsável pela empresa.


Muitas vezes a eficiência e usada para elogiar uma pessoa ou ação, em seu ótimo desempenho e uma atividade a ela proposta, as empresas procuram muito essa qualidade por que muitos dos cargos e rotinas essa são principais qualidades apreciadas pelo mercado detrabalho.


Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”, portanto a eficiência e eficácia complemente uma a outra, pois quando se utiliza a eficiência e despreza a eficácia não dará o resultado positivo.


























CAPÍTULO I

O estudo docomportamento organizacional se expande em sua teoria, por que são todas relevantes para a compreensão do comportamento das pessoas em seus segmentos organizacionais. Vemos as definições de dois autores, e podemos dizer que existe muita coerência em suas definições, sendo que cada um defendendo sua visão e estudo.
Os autores em destaques são: Ana Cristina Limongi e John W. Newstrom
A autoradefende que deve ser minuciosa a aprendizagem e a compreensão pelo indivíduo em suas organizações em um âmbito geral.
Já o autor, também abrange o estudo comportamental como forma de acionar o lado equilibrado dos indivíduos dentro das organizações.
As divergências entre os dois autores existem, mais basicamente em seu conceito, e vai se aplicando num âmbito profissional cuidando de umaestrutura física para seu desenvolvimento.
Esse estudo sobre comportamento organizacional surgiu como um valioso campo interdisciplinar para os administradores, relacionando-se com a natureza das pessoas (a diferenças individuais, a percepção, a pessoa como um todo, o comportamento motivado, o desejo de envolvimento e o valor da pessoa) e com a natureza das organizações.
Os grupos emambientes organizacionais também podem ser classificados em termos abertos ou fechados.
Um grupo aberto altera seus membros, pois as pessoas entram e saem constantemente de um grupo.
Em contraste, um grupo fechado mantém membros relativamente estáveis. Além disso, a maioria dos grupos fechados possui relacionamentos de status bem cristalizados entre os membros, ao passo que os abertos tendem avariar em relação ao poder e ao status individual.
Os grupos abertos também são mais sujeitos a se desfazer, por causa da mudança constante de membros, e são menos capazes de se concentrar em temas em longo prazo, por causa de sua relativa instabilidade. Apresentam, entretanto, certas vantagens. Seu índice de rotatividade elevado, por exemplo, permite a infusão de “sangue novo”.
E,portanto, de novos talentos e ideias. Também são mais adaptáveis às mudanças no ambiente circundante.

|Sistema Aberto |
|8. Organização Social |
|7. Ser humano...
tracking img