Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Preocupa-se com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas.
Dentro do estudo deCO sitaremos como exemplo um Iceberg; a parte do iceberg que fica pro lado de fora da água chamará de Aspectos Visíveis que são as estratégias, objetivos, políticas e procedimentos, estrutura organizacional, autoridade formal, tecnologia. Já parte que fica pro lado de dentro vai chamar de Aspectos Invisíveis que são percepções, atitudes, normas grupais, interações formais, conflitos e política.
OCO enfoca comportamentos observáveis, porém também lida com ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas. O CO estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores. Estuda também analisa o comportamento dessas unidades sociais maiores-organizações- por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam domesmo jeito que uma pessoa.
Ao longo do tempo, considera-se que as teorias e as práticas que constituem o CO de hoje tiveram suas origens a partir da revolução industrial do século XVIII e XIX. As invenções que proliferaram nessa época, como o descaroçador de algodão e a máquina a vapor, criaram novas formas de trabalhos que tornaram obsoletos os métodos gerenciais empregados até aquela época.As grandes linhas de montagens que se criaram, exigindo um número maior de trabalhadores, impactaram drasticamente os poucos gerentes que havia nas empresas.
A situação fica ainda mais difícil quando o trabalho especializado agora necessário para atender á manutenção dos equipamentos e á coordenação das diversas atividades pressionou os gerentes que sobrecarregados não dispunham de tempo paraatendê-las.
Hoje se percebe que o campo do CO evoluiu de uma orientação com ênfase nas estruturas e processos de pequenos grupos, para uma perspectiva de grandes subsistemas, organizações e seus ambientes, contribuindo para compreensão e solução de problemas de trabalho por meio de diferentes possibilidades de intervenção. A utilização eficaz de todas as descobertas e teorias desenvolvidas ao longodos anos constituem um recurso válido que assegura uma sólida vantagem competitiva.
As finalidades do CO correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A EXPLICAÇÃO refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A PREVISÃO está diferenciada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através deuma ação específica. O CONTROLE apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
1-O comportamento Organizacional enfoca comportamentos observáveis, taiscomo conversar com colegas de trabalhos, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.
2 – O comportamento Organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
3 – O comportamento Organizacional também analisa ocomportamento dessas unidades social maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamento individual. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.

Visão Sistêmica é um...
tracking img