Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA


CURSO: ADMINISTRAÇÃO
___________________________________________________________________________________












COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL






















___________________________________________________________________________________
Medianeira - PR
2011
MATHEUS KOLLING DE LIMACOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


Trabalho apresentado ao curso de Administração, para a disciplina de Psicologia organizacional na Faculdade Educacional de Medianeira.


Profª. Karine Fernanda Perondi












Medianeira - PR
Junho - 2011
introdução





A Psicologia sempre esteve aplicadaao cotidiano das grandes organizações, tanto para estudar aspectos relacionados a saúde como também a sua interação dentro do ambiente.
Assim o estudo do comportamento organizacional se torna importante para um melhor desempenho da organização.
Com base nisso este trabalho busca destacar os principais pontos desse comportamento.COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




1 grupos

Uma forma básica de definir o que ocorre num grupo é a afirmação de as pessoas em um grupo agem de forma diferente da que adotam quando estão sós.
Estrutura.

2.1.1 Estruturas

Geralmente os grupos apresentam estruturas hierárquicas, nos grupos formais os papeis são definidos pela empresa, nosinformais as posições são definidas por prestigio ou status.
No funcionamento do grupo diversos papéis e diversos estilos são desempenhados, existem os papeis prescritos, determinados pela organização, e os não prescritos que constituem a parte livre do papel.
A maioria das transações feitas pelas pessoas em equipe pode ser classificada em três categorias de comportamento: Comportamento orientado paraa tarefa (quando a pessoa faz coisas para se realizar profissionalmente), comportamento orientado para a manutenção (quando a pessoa faz coisas para ajudar os membros da equipe), comportamento orientado para o eu (quando a pessoa diz e faz coisas para atender as necessidades pessoais).
Interação.

2.1.2 Interação

A interação humana acontece em dois níveis distintos, porémconcomitantes e interdependentes: o da tarefa e o sócio emocional, o nível da tarefa compreende atividades visíveis, observáveis, acordadas, tanto nos grupos formais de trabalho quanto nos grupos informais. Já o nível sócio emocional é o responsável por sensações e sentimentos variados já existentes ou gerados pela própria convivência e atividades no grupo.

“As relaçõesinterpessoais no grupo são mais importantes do que a qualificação individual para as tarefas. Se os membros relacionam-se de maneira harmoniosa, com simpatia e afeto, as probabilidades de colaboração aumentam muito, a sinergia pode ser atingida e resultados produtivos surgem de modo consistente” (MOSCOVICI 1996, p. 47).


2.1.3 Normas

São padrões partilhados pelos membros do grupo, sãodefinidas por assuntos importantes, podem ser aceitas total ou parcialmente, e podem ser aplicadas a todos ou a somente uma parte especifica do grupo.




2.2 MOTIVAÇÃO

2.2.1 Teorias da motivação

2.2.1.1 Taylor e a gestão cientifica

Cada funcionário deve desempenhar uma tarefa de complexidade reduzida, trabalhando com incentivos financeiros baseados em objetivos ele considerava quea única variável motivacional era o dinheiro.

2.2.1.2 Maslow e a teoria de hierarquia de necessidades

Maslow acreditava que existe uma hierarquia de necessidades onde quando a pessoa esta satisfeita num nível ela deseja passar um nível acima.
Os níveis de necessidades são cinco, as necessidades fisiológicas, relativas as necessidades básicas de sobrevivência, as necessidades de...
tracking img