Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Vamos examinar os seis autores que, com suas ideias e teorias, deram suporte à Abordagem Educacional. O Hexagrama-Síntese foi a forma encontrada para identificar e guardar as contribuições de educadores que auxiliarão no correr do Caminho, é o orientador das influencias educacionais.

A seguir vamos mostrar o modelo CO - o Mapa de Campo é meramentedidático e facilitadora de nossa compreensão, vamos ver como é importante entendê-la para bem operar com as organizações.

Segundo Alfred North Whitehead na educação e a utilização do conhecimento só existe uma única disciplina para a educação e esta e a vida em todas as suas manifestações, só tem uma finalidade para que possamos ter uma vida crescentemente melhor.
O principio da dúvida éfundamental ao desenvolvimento da ciência e do Conhecimento. O ato de buscar a verdade implica sistematicamente em duvidar das ideias que estão em voga. É preciso pensar de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados.
A teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, baseia-se em três proposições básicas. A primeira reza que as pessoas não são iguais. Elas não possuem os mesmos tiposde mentes, elas são diferentes.
A segunda é uma decorrência da anterior: um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas.
A terceira diz que, no nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência.
Gardner inicia seu processo de reflexão sobre o conceito deinteligência, definindo-o como a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais.
Gardner chegou a um conceito mais refinado, a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura, agora as inteligências nãosão coisas que possam ser vistas ou contadas, mas que elas são potenciais.
A partir daí Gardner estabelece um certo número de critérios que o auxiliam a estabelecer um conjunto de inteligências, sete, na sua fase inicial seu estudo são: Linguística (jornalista, professor, advogado), Lógica-matemática (engenheiro, programador, contador), Musical (músico, compositor, disc-jóquei),Corporal-cinestésica (bombeiro, atleta,ator), Espacial (navegador, escultor,arquiteto), Interpessoal (conselheiro, político, vendedor) e Intrapessoal (pesquisador, romancista, entrepreneur).
Em 1999, ele considera três novas inteligências a serem contempladas, a saber: inteligência naturalista, inteligência espiritual e inteligência existencial. E desafiou a crença largamente difundida de uma Inteligênciaunidimensional, inteligência que é medida por testes de QI (quociente de inteligência).
O conceito de aprendizagem de Paulo Freire é o da conscientização ou consciência crítica. Para Freire, toda atividade educacional deve ser baseada na reflexão crítica sobre o homem e na análise de suas condições culturais.
A estratégia para conseguir uma consciência crítica seria a aprendizagem baseada em técnicas desolução de problemas, ao que Freire chama educação problematizante.
Na educação problematizante, o homem desenvolve o poder de percepção crítica da maneira como ele existe no mundo no qual ele se encontra. Passa a encarar o mundo não como uma realidade estática, mas como uma realidade em andamento, em transformação. Freire afirma, estudar não é fácil, porque estudar exige disciplina. Estudar não éfácil, porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.
Segundo Peter Senge uma organização de aprendizagem é composta por um grupo de pessoas que procuram, em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro.
Peter propõe cinco componentes como integrantes da organização de aprendizagem são eles: domínio pessoal (aprendemos a aprofundar nossos...
tracking img