Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Comportamento Organizacional
Um campo da Administração que avalia a influencia dos indivíduos em uma empresa, as organizações modelam o comportamento dos membros influenciando nasnecessidades dos indivíduos em diferentes organizações, incentivam o rendimento ou seja o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como essecomportamento afeta o desempenho destas organizações.
Estuda o comportamento humano com um olhar voltado para as ações e atitudes dos indivíduo, Com o objetivo de reduzir as faltas e atraso dosindivíduos no trabalho, alcançar produtividade e promover a cidadania organizacional.
Tem como finalidade a Explicação – Identificar o ponto de avanço de determinados acontecimentos, Previsão – Tem como focoeventos futuros, como se fosse um planejamento; estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação especifica, Controle - implica na contribuição mais valiosa que o comportamentoorganizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
As variáveis dependentes são os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores são eles a produtividade,oabsenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.
Produtividade: Uma organização é produtiva quando consegueatingir seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível(eficiência eeficácia). Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e daorganização como um todo.
Absenteísmo: O absenteísmo é o não-comparecimento dofuncionárioao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso,causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização.
Rotatividade: É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente. Um índice alto...
tracking img