Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

Conceito do Grupo: É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento organizacional. Tem por foco o estudosistemático do comportamento humano e atividades dos indivíduos. O intuito é alcançar produtividade e reduzir principalmente a rotatividade, promovendo a cidadania organizacional.
Resumindo, oComportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Conceito SegundoStephen P. Robbins: É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esseconhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. ( ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo – Prentice Hall, 2002).

Conceito Segundo Cunha e Marques:Consideram que o Comportamento Organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações. (Marques, C. (1996) Comportamento Organizacional e Gestão:Perspectivas e aplicações, em C. Marques e M. Pina Cunha (Eds) Comportamento Organizacional e Gestão de empresas. Publicações D. Quixote)

Conceito Segundo Mitchell e Lanson: “O ComportamentoOrganizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem maissatisfeitas no contexto de uma organização”. (http://comporganizacional2.com.sapo.pt/index_arquivos/Page388.htm)

Em comparação dos Conceitos de Stephen P. Robbins e de Cunha e Marques,podemos constatar que ambos consideram a importância do estudo do comportamento humano, visando aperfeiçoar o conhecimento para alcançar melhores resultados para a organização.
tracking img