Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3

Trabalho em Equipe


[pic]

A imagem acima é bem inspiradora para estudarmos o conceito Trabalho em Equipe. Esta em paralelo com o texto: Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva,publicado por Gilberto Wiesel, podemos chegar a uma definição que equipe não é somente o conjunto de pessoas que atuam juntas num determinado projeto, cada qual na sua função. O significado é maisprofundo: a idéia é que cada integrante saiba qual é a sua parte no grupo, mas que leve em consideração o todo, valorizando o processo inteiro e colaborando com idéias e sugestões.
E o resultado da metaestabelecida, seja num projeto empresarial, num grupo voluntário ou numa sala de aula, não é mérito somente do líder. É mérito de todos! Equipe é isso. Portanto, cada integrante de uma equipe precisater consciência de que seu trabalho é importante para seu grupo e se sentir valioso para ele. Tomemos como exemplo o corpo humano. É uma perfeita equipe! Cada órgão tem o seu funcionamento, mas se umdeles apresenta algum problema, todo o organismo se estrutura para funcionar da melhor forma possível, tentando minimizar a situação e se esforçando para encontrar um caminho para solucioná-la.
Como bemexpressa o autor, com a menção da frase: JUNTOS SOMOS FORTES, nos deixa bem evidente o fator de que a sobrevivência de uma empresa está relacionada com o conceito que ela tem de união e como ela vaipassar isso aos seus colaboradores. Com o trabalho em conjunto, as pessoas desenvolvem seu espírito de cooperação e é dele que nasce o mais nobre dos sentimentos, o afeto. A troca é matéria-prima emuma equipe e, nesse processo, todos, inconscientemente, se alimentam.


Liderança

Analisando a questão do Trabalho em Equipe, evidenciamos que para manter uma equipe coesa, no entanto, não é tarefadas mais fáceis. Afinal, trata-se de lidar com seres humanos e saber conciliar suas diferenças.
Mas, há um fator extremamente importante também e que poucos discutem. Como é a vida de um líder diante...
tracking img