Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito:
“Consideram que o comportamento organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações” [Cunha e Marques].
ComportamentoOrganizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade,reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

.Propósitos As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão econtrole do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. Aprevisão está direcionadapara eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade emmonitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarretapara o trabalho gerando eficácia.
“O Comportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso detal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização” [Mitchell e Lanson].

Em síntese,podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectivada como um conceito multifacetado, que deve seroperacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para os vários stakeholders da organização.
A motivação é o que leva alguém a fazer ou não algo!” [Tiago Freitas, 2007].
tracking img