Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES


Capítulo 1: Comportamento Organizacional

Bibliografia:
Comportamento Organizacional. Teoria e prática no contexto brasileiro.
Autores: Stephen P. Robbins; Timothy A. Judge; Filipe Sobral.
Editora: Pearson, São Paulo, 2010.

Comportamento Organizacional. Criando vantagem competitiva.
Autores: John A. Wagner; John R. Hollenbeck.
Editora: Saraiva,São Paulo, 2009.

Fundamentos do Comportamento Organizacional.
Autor: Andrew J. Dubrin.
Editora: Thomson, São Paulo, 2003.

Psicologia e Gestão.
Autores: Estelle M. Morin; Caroline Aubé.
Editora: Atlas, São Paulo, 2009.

Apostilas da Profª Leonor Brandão, Líder da disciplina na UNIP.


COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

1. Comportamento Organizacional



1 Conceito deComportamento Organizacional


O Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo que objetiva prever, explicar, entender e mudar o comportamento humano nas empresas. (WAGNER & HOLLENBECK, 2009)

O CO é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento paramelhorar a eficácia organizacional. (ROBBINS, 2005)

O CO se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS, 2005)

O CO focaliza os comportamentos observáveis e também as açõesinteriores como pensar, perceber e decidir.

O CO refere-se ao estudo sistemático das ações e às atitudes das pessoas dentro das organizações.

O CO analisa o “comportamento” das unidades sociais mais amplas (grupos e organizações). Grupos e organizações não se comportam da mesma maneira que os indivíduos.

O CO inclui estudos de componentes básicos como: aprendizado, desenvolvimento deatitudes e percepção, processos de mudança, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Desde nossa infância observamos as ações de outras pessoas e tentamos interpretar o que vemos e o porquê de seu comportamento. Além disso, nós também tentamos prever o que elas fariam sob determinadas circunstancias. Essa abordagem casual e intuitiva costuma induzir a erros de previsão. O estudodo CO revela importantes fatos e relacionamentos de modo a fornecer uma base para realizar previsões de comportamentos mais precisas.

Quando dirigimos nosso carro fazemos previsões bastante precisas sobre o comportamento de outros motoristas. Por exemplo, previmos que os motoristas vão parar no sinal vermelho, vão diminuir a velocidade próximos à radares, etc. evidente que as leis do transitotornam essas previsões mais fáceis. Menos óbvias são as previsões dos comportamentos em supermercados, consultórios médicos, salas de aula, elevadores, etc., por exemplo, ao entrar no elevador as pessoas se viram de frente para a porta. Outro exemplo, ao se fazer uma pergunta ao professor, normalmente os alunos levantam a mão. Não há leis ou procedimentos sobre isso, mas esses comportamentos sãoprevisíveis. O estudo sistemático do CO leva ao conhecimento da relação de causa e efeito do comportamento humano e de basearmos nossas conclusões em evidencias científicas, substituindo nossa intuição. Evidentemente que a abordagem sistemática não significa que aquilo que aprendemos de maneira não sistemática esteja errado.





1. Disciplinas que contribuem para o estudo do CO• Psicologia: ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos. Os estudos iniciais dos psicólogos industriais eram voltados à fadiga, falta de entusiasmo e outros fatores que impediam o desempenho eficiente. Mais recentemente os estudos se voltaram ao processo de aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, seleção, liderança,...
tracking img