Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Judiciário, Arbitragem, Conciliação e Mediação, qual a diferença?
Todos têm assistido ao quadro do Fantástico "O Conciliador"? É inegável que a divulgação é algo positivo, mas posso adiantar queadvogados especialistas e estudiosos das áreas estão inquietos, afinal, todo o estudo que fazem para aplicar as formas alternativas de resolução de controvérsia de forma correta tem sido transformado eminformação pobre ao público brasileiro.

Vocês devem estar pensando: então não é assim que ocorre uma conciliação? Com conhecimento de causa, aquilo é uma conciliação sim, mas a falta deinformação a respeito do procedimento e da distinção dos institutos torna o quadro apenas mais um tipo de teatro em busca de audiência, porque quase não trás esclarecimentos e trás informações incorretas.Mediação, Conciliação e Arbitragem são institutos diferenciados. E, diferentemente do que o programa diz um mediador não concilia, mas media. A diferença pode ser sensível, mas é perfeitamente explicávelpara um leigo.

Semana passada estive num Fórum de Mediação e Arbitragem, na FEDERASUL, aqui em Porto Alegre, e uma das palestrantes, Ana Lúcia Pereira (Presidente do CONIMA), esclareceu de formabrilhante a diferença entre: (1) o Judiciário, (2) a Arbitragem, (3) a Conciliação, (4) a Mediação e (5) a Negociação. Imaginem que esta enumeração que fiz reflete a interferência de um terceiro naresolução do conflito, em que o número 1 seria a maior interferência enquanto o 5 a menor, e da mesma forma quando maior a interferência de um terceiro menor a autonomia das partes envolvidas. Pois bem,é assim que inicio a diferenciação.

No Judiciário temos a figura do Juiz (bacharel em direito, concursado) que, representando o Estado, tem o poder de julgar, com imparcialidade, conforme a lei, eassim emitir uma decisão, e, determinar a sua execução.

Na Arbitragem o grau de autonomia das partes aumenta um pouco, pois ao contrário do que ocorrem com os processos judiciais, as partes...
tracking img