Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: O DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO PARA O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO – MARÇO DE 2011

DAVID MC CLELLAND

BIOGRAFIA

David McClelland, nasceu em 20 maio, 1917 em Mt. Vernon, Nova York. Recebeu seu diploma de bacharel em 1938, da Universidade Wesleyan e seu MA em 1939 pela Universidade de Missouri. Foirecebido Ph.D. em psicologia experimental pela Universidade de Yale em 1941. Ensinou na faculdade de Connecticut para as Mulheres, em Londres e da Universidade Wesleyan, antes que ele foi aceito em Harvard em 1956. Em 1963 iniciou sua consultoria McBer às indústrias, treinando e avaliando pessoas. Depois de 30 anos em Harvard, ele se mudou para Boston University em 1987, onde ele era um distintoprofessor da pesquisa da Psicologia até sua morte em março de 1998 na idade de 80 anos. Apesar de McClelland ser mais conhecido por suas pesquisas sobre motivação, os seus interesses de investigação da personalidade de viagem do conhecimento. John Atkinson, que desenvolveu o sistema de pontuação para o Teste de Apercepção Temática, que foi utilizada no inquérito de motivação de realização. Maistarde, tornou-se interessado na relação entre a motivação para a realização e desenvolvimento econômico. Antes de sua morte, realizou uma pesquisa sobre as influências fisiológicas sobre a motivação de realização. McClelland recebeu numerosos prêmios por sua pesquisa, incluindo o prêmio da American Psychological Association para distinto Contribuição Científica 1987.Suas publicações incluem arealização da Sociedade (1961), as raízes do conhecimento (1964), Alimentação: a experiência interior ( 1975), e o motivo de realização (1953, com Atkinson, Clark, e Lowell).

SUA TEORIA E NECESSIDADES MOTIVACIONAIS

David Mc Clelland descreve três tipos de necessidade de motivação:

* Motivação para a realização (ach-n)
* Motivação autoridade/ poder (pow-n)
* Motivação de afiliação(affil-n)

Base Motivacional

Essas necessidades são encontradas em diferentes graus, todos os trabalhadores e gestores a esta mistura de necessidades motivacionais caracteriza uma pessoa ou estilo de gerente e de comportamento, tanto em termos de estar motivado e nos demais de gestão e motivação.

A necessidade de Realização (ach-n)

A pessoa ach-n é "a realização motivada". Visa arealização de metas realistas, mas desafiadoras e o avanço no trabalho. Há uma forte necessidade de feedback quanto a realização e ao progresso e uma necessidade de um senso de realização.

A necessidade de Autoridade e Poder (pow-n)

A pessoa pow-n é "autoridade motivada". Produz uma necessidade de ser influente, eficaz e fazer um impacto. Há uma forte necessidade de prevalecer as suas idéias. Hátambém a motivação e a necessidade no sentido de aumentar o status e o prestígio pessoal.

A necessidade de Afiliação (affil-n)

A pessoa affil-n é "afiliação motivada". Tem a necessidade de relações amigáveis e está motivada para interação com outras pessoas. O driver de filiação produz motivação e a necessidade de ser querida e considerada popular. Essas pessoas são jogadores na equipe.McClelland acredita que a maioria das pessoas possui e apresenta uma combinação destas características. Algumas apresentam uma forte tendência a uma necessidade particular de motivação e esta motivação ou 'mix' necessidades consequentemente afeta o seu comportamento e trabalho / gestão de estilo. McClelland sugeriu que uma forte affil-n "afiliação motivada" prejudica a objetividade de um gerente,devido à sua necessidade de ser querido e que isso afeta a capacidade de tomada de decisão de um gerente. Um forte pow-n "autoridade e poder" produzirá uma ética de trabalho determinada e comprometimento com a organização, e enquanto as pessoas pow-n são atraídas para o papel de liderança, elas podem não possuir aflexibilidade e habilidade necessárias para as pessoas. Sustenta, ainda, que as...
tracking img