Comportamento organizacional - visao sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE 1

Comportamento Organizacional


CAMPINAS - 2011
ETAPA 1

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DEFINIÇÃO: Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e arotatividade e promover a cidadania organizacional.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/ acontecimentos/ fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma açãoespecífica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

Comparação de dois autores referente a comportamento organizacional

Andrew J.Dubrin

Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Jhon A. Wagner / John R. Hollenbeck
É um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional encontram-se três considerações importantes:
 O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.
 O comportamentoorganizacional estuda o comportamento das pessoas tanto
como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
 O comportamento organizacional também analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores — grupos e organizações — por si. Nem os grupos nem as
organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos
eventos de unidades sociais maiores não podemser explicados somente como
resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos
em termos de processos grupais ou organizacionais.

Comparação

Estudando os conceitos dos dois livros, o que se pode observar que, independente de autor a definição de comportamento organizacional é único muda somente a forma de verbalização da escrita. Consiste em estudar ocomportamento humano nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.
Os componentes de um sistema são:
• As entradas do sistema, cuja função caracteriza as forças que fornecem ao sistema o material, a informação e a energia para a operação ou processo, o qual gerará determinadas saídas do sistema que devem estar em sintonia com os objetivos estabelecidos;
• O processode transformação do sistema, que é definido como a função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). Esse processador é a maneira pela qual os elementos componentes interagem no sentido de produzir as saídas necessárias;
• As saídas do sistema, que correspondem ao resultado do processo de transformação. As saídas podem ser definidas como asfinalidades para as quais se uniram objetivos atributos e relações do sistema. As saídas devem ser, portanto, coerentes com os objetivos do sistema: e, tendo em vista o processo de controle e avaliação, as saídas devem ser quantificáveis, de acordo com parâmetros previamente fixados;
• Os controles e avaliações do sistema propiciam a checagem da relação Saída X Objetivos, a fim de medir o...
tracking img