COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM ESCOLA PÚBLICA

1254 palavras 6 páginas
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES
Professor Reginaldo Parente

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM ESCOLA PÚBLICA

Sobral
Dezembro/2012
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FORQUILHA/CEARÁ

Introdução
O campo do comportamento organizacional origina-se a partir da criação de novas formas de trabalho, em decorrência da Revolução Industrial, do século XVIII e XIX, consiste em uma área de estudo que se apoia em disciplinas, como: Psicologia, Sociologia, Antropologia, Economia, Ciência Política, entre outras; buscando compreender o comportamento grupal e individual no trabalho. Tomando as atividades organizacionais como objeto de estudo, parte da investigação de temas que afetam os indivíduos e os grupos no trabalho, como questões relacionadas à liderança, poder, processos de grupo, valores, mudanças etc.
A pesquisa que será apresentada ao longo deste trabalho foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Antônio José de Loiola Filho, localizada na cidade de Forquilha, no Ceará; tem por objetivo retratar, ainda que de maneira introdutória, aspectos do comportamento organizacional da referida instituição de ensino.
Inaugurada no início do ano de mil novecentos e oitenta e nove, a escola recebe esse nome em homenagem ao Vereador Antonio José de Loiola Filho, homem público então falecido, que realizara um extenso trabalho junto à comunidade. Até o ano de 2005 atuou apenas na modalidade de Ensino Infantil, hoje atende a 608 alunos, nas modalidades de ensino Fundamental I, nos turnos manhã e tarde e Educação de Jovens e Adultos EJA no turno noite. Todos distribuídos nos turno manhã, com quatro salas de 3º ano e três salas de 4º ano, no turno da tarde, com uma sala de 4º ano e seis salas de 5º ano, e no turno noite com exclusividade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com quatro salas de aula do 1º ao 9º ano. Trabalhando no intuito de formular uma proposta de

Relacionados