Comportamento organizacional - disney

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhembi Morumbi




Fábio Alan de Mattos



Comportamento Organizacional
GEX Marketing




2012

Fábio Alan de Mattos (20281022)






Comportamento Organizacional
GEX Marketing
Universidade Anhembi Morumbi
Professor Augusto Roque
Campus Vila Olímpia, São Paulo
2012








Trabalho acadêmico para composição da nota final da disciplina deComportamento Organizacional


Introdução

Este trabalho visa demonstrar de forma sucinta porem completa o comportamento organizacional da Walt Disney Company, focando na divisão de “Parques e Resorts”, e como algumas mudanças na organização estrutural da empresa mudaram completamente o rumo das situações vivenciadas, aumentando substancialmente o a dinâmica de trabalho, competência doscolaboradores e por fim a qualidade geral de atendimento.

Desenvolvimento Teórico – Comportamento Organizacional
Para Lee Cockerell (2005), O Comportamento Organizacional de uma empresa não é simplesmente um conjunto de estudos que ajudam a prever e definir rumos, o comportamento é algo que faz com que a cultura da empresa se destaque de uma forma mais constante, fazendo assim com que as decisões sejamtomadas em conjunto com as equipes, criando uma estrutura de companheirismo.
Lee foi administrador da divisão de Parques e Resorts da Walt Disney Company por mais de 10 anos e em todo este periodo, ele criou e recriou maneiras de otimizar a estrutura da companhia, maneiras que auxiliaram a empresa a atingir novos patamares em relação a satisfação do cliente interno e externo.
Grande parte doque foi criado por Lee é utilizado até hoje na Divisão de parques da Walt Disney Co. Demonstrando assim que de forma criativa e diferente do habitual é possível atingir novos patamares.





Estudo de Caso – Walt Disney Company
Caracterização da Empresa
A Walt Disney Company (WDC), é considerada atualmente a maior empresa de Midia e entretenimento do mundo com mais de 50 marcas vinculadas aonome Disney, ela foi inaugurada em 1923 por Walt Elias Disney com apoio e sociedade de seu irmão Roy Oliver Disney, inicialmente apenas continuaram o Studio de cinema que o Walt já havia criado anos antes, apesar de já existia na mente de Walt a ideia de criar algo diferente do que existia na época.
Porém seus sonhos foram adiados pois nas décadas de 20 e 30 a companhia sofreu duramente comgreves de funcionários e processos vindos de novos sindicatos que surgiram.
Anos depois, com a empresa mais cadenciada e em ordem, a WDC pode começar a trabalhar em novas frentes, com os funcionários entendendo melhor a cultura da empresa e tudo que o nome Disney representava, nesta época a empresa já era considerada um dos maiores estúdios de cinema de Hollywood, novas ações para conseguir expandiros horizontes da companhia surgiram.
E em 17 de julho de 1955 a WDC inaugurou seu primeiro parque temático a “Disneyland”, que se situava em Anaheim no estado da California, o parque fugia de tudo que já havia sido criado, com espaços para os adultos se divertirem e com um limpeza tão grande que foi considerada pela critica da época algo quase como que utópico para um parque infantil.
ADisneyland não era simplesmente um parque, era a representação total de uma imaginação que não queria ser esquecida mesmo depois de deixar este mundo, Walt Disney sempre dizia que o seu parque deveria ter vida, sempre se expandindo, isso se tornou tanto real que o parque inicialmente deveria ter inicialmente 180 mil metros, foi inaugurado com 680 mil metros, mais que dobrando o tamho previsto em projeto.Com o surgimento da Disneyland, surgiu também a necessidade da empresa começar a pensar em qualificação profissional, desde o inicio, apesar de toda euforia da inauguração, foi notado que não havia uma organização no atendimento, nas operações e nem nas lanchonetes do parque, uma das poucas coisas que funcionaram desde o inicio foi a limpeza.
O Administrador do parque que naquele momento ainda...
tracking img