Comportamento organizacinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Comportamento Organizacional
Profa. Maria Cristiane Vinholi de Brito

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
1ª Série



2012
Introdução

O comportamento humano, influi em muitas iniciativas, ações e reações dos colaboradores dentro de uma organização, oestudo do Comportamento Organizacional está presente nesta área para auxiliar no entendimento e interpretação dos comportamentos, que estuda o impacto em que o comportamento dos indivíduos pode causar á organização com o propósito de utilizar o conhecimento para desempenhar melhor desempenho e eficácia no ambiente de trabalho entre os colaboradores.Comportamento Organizacional
Em um contexto geral o Comportamento Organizacional (C.O) influi totalmente na vida das pessoas, pois não temos como prever quais serão suas reações, atitudes, e iniciativas que poderão tomar mediante a algumas determinadas situações, pois tudo depende de seu estado emocional, se está motivado, com autoconfiança e se sabe de suasfraquezas e de suas forças principalmente se tem autocontrole.

Dentro de uma organização este estudo é indispensável, pois o comportamento do ser humano interfere no sucesso profissional e no crescimento de lucros da empresa. O controle implica na contribuição mais valiosa, que é o resultado do trabalho com eficácia.

Com o controle, as empresas superam seus objetivos eexpectativas como a, PRODUTIVIDADE (quando a empresa atingiu seus objetivos, obtendo resultados de baixo custo possível com eficiência), ABSSENTEISMO (quando a empresa consegue evitar o não comparecimento do funcionário ao trabalho, pois, se seus colaboradores não comparecem para trabalhar, causará um impacto direto na eficiência e eficácia da organização), ROTATIVIDADE (se há permanência decolaboradores na organização a empresa evita gastos com recrutamento, seleção, e treinamento assim terá funcionários valiosos), por ultimo SATISFAÇÃO com o trabalho (poder de recompensar o funcionário por tudo o que conquistou, e assim conseguir satisfazê-los com aquilo que lhe é merecedor).

Visão de, Stephen P. Robbins:

O comportamento organizacional estuda basicamente os indivíduos, grupos, eatividades sobre o comportamento nas organizações, com o objetivo único a eficácia organizacional. Ele se preocupa em estudar três comportamentos: dos indivíduos, grupos e estrutura.

Esse comportamento organizacional é aplicado da seguinte maneira; o conhecimento gerado de um indivíduo, como esse conhecimento é trabalhado em grupo, e a estrutura feita para uma realização com eficácia.

Oestudo em si, é denominado apenas de uma maneira, o comportamento das pessoas, e como isso é afetado no desempenho da empresa, tendo os estudos seguintes: comportamento relativo a funções, trabalho absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano, e administração.

Alguns tópicos básicos são: motivação, comprometimento, poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura eprocessos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atividades, percepção de processos e mudanças, conflitos, planejamentos do trabalho e estress.

Visão de, John A. Wagner.

Na visão do autor observamos três considerações importantes que não podemos deixar de mencionar:

Enfatizar comportamentos observáveis, por exemplo, criar relatórios, elaborar ações internas como, pensar,perceber, e decidir, as quais acompanham as ações externas.

Estudar o comportamento das pessoas.

Obter também o objetivo de analisar o comportamento de unidades sociais maiores, grupos e organizações.

Sistemas Abertos e Fechados

|Comportamento Organizacional |
|Temas...
tracking img