Comportamento organigacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
354072
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Curso: Administração Disciplina: Comportamento Organizacional
Nomes: Diogo Santos Diniz RA 354072
Douglas Ximenes Pontes Santos RA 371859
Fabiana Ítala Ribeiro Pessoa RA 383226
Myllena Gomes dos Santos RA 353348
Pedro Guimarães Ribeiro Junior RA 374309

Comportamento Organizacional
Prof.ª Maria Cristiane Vinholi de BritoSão Sebastião- DF, abril de 2012.
Sumário

1. Introdução 3
2. Capítulo 1 4
3.1. Definição de CO 4
3.2. Quadro comparativo sistemas abertos e fechados 5
3. Capítulo 2 6
3.1 Conceito de CO 6
4. Capítulo 3 7
4.1 Analise 7
5. Capítulo 4 8
5.1. Percepção 8
5.2.Comunicação 8
6. Conclusão 9
7. Bibliografia 10










1. Introdução

Administrar uma empresa requer muito mais do que exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. Cada vez mais as ameaças às organizações requerem habilidades humanas em alto grau. A compreensão do comportamento individual e dos grupos emsituação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional, que investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Com o objetivo de compreender o estudo doComportamento Organizacional, demonstraremos neste trabalho, através das pesquisas realizadas, seus diversos aspectos, falando sobre a importância do comportamento das pessoas no seu local de trabalho, individualmente ou em grupo, como os valores, percepção, aprendizagem, o papel de cada indivíduo dentro de um grupo, a sua personalidade e motivação e o poder de liderança.
O estudo docomportamento humano no seu local de trabalho, embora seja um processo sistemático e rigoroso, é necessário lembrar que as pessoas são diferentes, devendo ser considerados diversos fatores situacionais, ambientais e sócios econômicos e psicológicos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas. Sendo o objetivo principal do Comportamento organizacional, utilizar o conhecimento adquiridoatravés dos estudos para promover a melhoria da eficácia de uma equipe de trabalho fazendo com que haja mais responsabilidades para a empresa.








2. Capítulo 1
3.1. Definição de CO

O comportamento organizacional é o estudo do ser humano diante de seus relacionamentos interpessoais dentro da organização do seu trabalho, no qual, muita das informações decaráter variada e complexa contém uma grande diversidade de comportamentos. Comportamento Organizacional processa e ordena o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática.
Segundo Stephen P Robbins: “O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com opropósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente”.
Conceito de CO: encontrar pessoas que tenham um perfil ideal para uma empresa, avaliar um ser no modo que influenciesua produção, que tenham como características: superação aos desafios proporcionados á ele. Tais como: pressões sociais, culturais, econômicas e etc. Busca em seu foco principal um ser humano com ações, atitudes, com responsabilidade e objetivo de alcançar produtividade, para que possa juntamente ao seu foco promover cidadania organizacional.
É preciso haver explicação para que haja...
tracking img