Comportamento oganizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional consiste no estudo do comportamento humano falando das atitudes e desempenho dos indivíduos no seu trabalho.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano, porque modelam o comportamento das pessoas e com isso realizam o trabalho mais motivadas e sustentam uma produção de qualidade por muito mais tempo.
O campodo comportamento organizacional, portanto tornou-se um elemento de importância crescente da formação de administradores.
Embora os aspectos técnicos da administração sejam de grande importância para o bom funcionamento de uma organização, mas também é necessário para um desempenho eficaz. As habilidades comportamentais como a comunicação com pais, subordinados e chefes.
Apenas as organizaçõesque dão ao cliente o que ele quer em termos de qualidade, serviços e custos poderão prosperar nos atuais ambientes altamente competitivos de trabalho. Estamos na era do gerenciamento da qualidade que visa garantir que uma organização e todos os seus membros se comprometem com a alta qualidade, melhora constante e satisfação do cliente.
A mudança tem trazido uma clara ênfase sobre a importância daaprendizagem organizacional, o processo de adquiri conhecimento e utilizar as informações para se adaptar com sucesso as novas circunstancias.

Comportamento organizacional com relação a motivação:
O que é motivação?
Formalmente definida, a motivação se refere às forças dentro de uma pessoa responsáveis pelo o nível, direção e persistência do esforço dispendido no trabalho, visando à qualidadeou a quantidade do produto (persistência se refere a quanto tempo a pessoa continua numa determinada ação).
Motivação e satisfação no trabalho:
Definida satisfação no trabalho é o grau segundo o qual os indivíduos se sentem de modo positivo ou negativo com relação ao seu trabalho. É uma atitude, ou resposta emocional, às tarefas de trabalho assim como às condições físicas e sociais do local detrabalho.
Componentes da Satisfação no trabalho:
Satisfação no trabalho é apenas uma dentre as atitudes importantes que influenciam o comportamento humano no local de trabalho, Relacionado com o comportamento organizacional- a medida pela qual uma pessoa se identifica fortemente com a organização e se sente parte dela.-envolvimento no trabalho a vontade da pessoa de trabalhar duro e empregaresforços, além das expectativas normais. Uma pessoa que tem alto comprometimento organizacional é considerada muito leal.
Satisfação Absentismo e Rotatividade.
Os trabalhadores ou colaboradores mais satisfeitos com os seus empregos tendem a ter melhor registro de presença e estão menos propenso a faltar por motivos não explicados do que os satisfeitos. Os trabalhadores insatisfeitos tem maisprobabilidade de se demitir do que os satisfeitos. Tanto o absenteísmo como a rotatividade podem custar muito caro para as organizações . Sempre que se perde um funcionário habilitado, temporário ou permanente, tanto a produtividade quanto a moral do grupo podem ser afetados. Para substituir um funcionário, é preciso recrutar, selecionar e treinar outra pessoa, e pode levar algum tempo até que odesempenho de recém-contratado atinja o padrão do funcionário anterior, pode ser muito caro para a empresa. O absenteísmo nem a rotatividade devem ser encarados como fenômeno totalmente negativos, ex: pessoas que estão altamente estressadas no seu trabalho podem se beneficiar com um dia ou mais de descanso ou relaxamento, nos chamados “feriados pessoais”.
A rotatividade também pode ser funcional. Ex:férias ou afastamento de um cargo por exemplo pode levar com que criem idéias criativas, talentos novos e especiais e nova energia no ambiente de trabalho.

Existem algumas teorias que ajudam a explicar o processo organizacional em relação a motivação dentro ad empresa:
* Teoria de Maslow encara as necessidades humanas de acordo com um hierarquia de cinco passos: fisiológica, de segurança,...
tracking img