COMPORTAMENTO NA ORGANIZA O

1839 palavras 8 páginas
COMPORTAMENTO NA ORGANIZAÇÃO
Os líderes de uma organização devem ter a capacidade de diagnosticar e prever o comportamento das pessoas envolvidas com uma função organizadora, para conseguir o rendimento máximo das mesmas. “Um gerente capaz de entender, rever, dirigir, modificar e controlar comportamentos é na realidade um cientista de ciências comportamentais”.
Para um líder fazer menções sobre comportamentos das pessoas de uma organização, deve-se fazer um estudo de comportamentos, e os processos nas quais estas estão envolvidas “entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem” (MYERS, 1999, p. 4), para assim fazer mudanças na estrutura da organização.
Inseridos neste contexto, os gerentes e líderes necessitam, cada vez mais, possuir uma visão clara da administração de pessoas para que as organizações colham um bom fruto de seus trabalhos e possam alcançar seus objetivos.
O PODER DO CONDICIONAMENTO
Talvez não haja algo mais difícil no ser humano de que a mudança de comportamento. As pessoas possuem seus valores e, alterá-los não é tarefa das mais fáceis.
As pessoas são habituadas a agirem de forma a não conseguirem se adequar em uma mudança na estrutura do ambiente organizacional, pois estão acostumadas a agir de determinada maneira diante das situações que se apresentam.
Segundo Skinner (1992, p. 50), “o comportamento humano é, talvez, o objeto mais difícil dentre os que já foram alvo dos métodos da ciência.”
Constatado que cada indivíduo tem uma bagagem e a traz consigo, o líder tem a função de mudar a forma de pensamento deste, adequando-o à estrutura da organização e, obviamente, respeitando sua individualidade própria.
MOTIVAÇÃO
Em uma organização é dever dos líderes a motivação do grupo pelo desejo de alcançar um objetivo, pois nem sempre as pessoas têm a visão clara destes. As pessoas nem sempre conseguem ver conscientemente a razão de suas ações.
Pessoas são diferentes, portanto seus desejos e objetivos também o são. [...] para

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas