Comportamento mesoorganizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ronaldo Lemes de Souza Administração 1º A ( Notur )
PROF.(A).: Leidimara Santos Data: 04/09/2012

Atividade 1º semestre – 24/08/2012
Essa atividade irá compor a nota da prova parcial I

Caso – O novo papel do gerente
_______________________
Roberto Cerqueira é um engenheiro que ingressou na Beta Indústria S/A logo após sua formatura. Dedicou-se à empresa e agora está sendo promovido aocargo de gerente do Departamento de Novos Produtos. Roberto está feliz da vida, mas preocupado. Em toda a sua carreira sempre trabalhou com coisas concretas: novos produtos, protótipos de produtos, especificações de materiais, limites de tolerâncias para controle de qualidade, e coisas assim. Está acostumado a trabalhar com medidas exatas, números, tamanhos e materiais físicos. Contudo, nuncalidou com pessoas. Agora é o responsável por uma equipe de 30 funcionários, entre engenheiros, técnicos, projetistas e desenhistas. Seu principal desafio passou a ser lidar com pessoas.
Sua maneira lógica, matemática e quantitativa de ver o seu trabalho precisa ser substituída por uma conduta psicológica e humana para ser bem-sucedido na nova posição. Roberto não tem a menor noção sobre como conduzirsua equipe. Percebeu que muitos profissionais – como economistas, engenheiros, médicos, advogados, etc. – quando bem sucedidos em suas respectivas profissões tendem a ser promovidos como gerentes em suas empresas e deixam de lado as suas especialidades para assumirem a gestão de equipes. E ai começa o desafio de aprender a lidar com pessoas para alcançar sucesso em suas novas posições._______________________
Com base no caso apresentado respondam:
1 – O que o grupo pensa que o Roberto deve colocar em prática para se dar bem em sua nova função?
R: Ter humildade, saber pensar e agir em determinada situação, seja ela qual for, respeitar ideias e compreender o comportamento de cada individuo no decorrer de suas decisões. Não ser nem muito calmo nem muito nervoso manter um equilíbrionatural. Para que a confiança nele possa fluir naturalmente, assim conquistando seus novos colaboradores.
2 – Quais atitudes ele pode tomar para tornar esse processo de mudança mais fácil, tanto para ele como para seus colaboradores?
R: Em minha opinião, ter uma personalidade carismática, ou seja, que fugisse do padrão do comportamento normal humano. Fazendo assim seus colaboradores o verem poroutro ângulo como um ser humano que esta pronta a fazer o bem e ter uma parceria com eles.
3 – Se acaso ele não adotar uma postura mais humana, quais reflexos a empresa pode ter?
R: Dependendo do comportamento que ele adotar, pode ter um reflexo negativo na empresa. Onde funcionários ficam descontentes e desmotivados, gerando ate mesmo um conflito emocional. A empresa pode ate ser vista como vilãpor seus clientes, fornecedores, gerando um descontentamento global entre gerencia e colaboradores. Então quando isso acontecer ou se acontecer já estará de lado o respeito pela dignidade dos colaboradores.
4 – Vocês consideram que profissionais de outras formações possuem a capacidade para liderar pessoas? Por quê?
R: Não, por que liderar não é a mesma coisa que falar, mesmo se um profissionalfosse promovido hoje em uma empresa a ser líder ou encarregado ele teria que apreender a liderar, ou seja, ele teria que desenvolver uma habilidade para comunicação, teria que gostar de pessoas, gostar de ter contato com pessoas e sempre ser honesto com ele e com seus colaboradores. Por isso quando alguém é promovido a gerente, supervisor de equipe, encarregado seja o cargo no qual ele for promovidose ele não souber transformar seus colaboradores em um time não vai conseguir liderar nunca.
5 – Se vocês estivessem no lugar do Roberto aceitariam tal desafio, mesmo colocando a carreira construída naquela empresa em risco? Obs.: se o grupo possuir mais de uma opinião é viável que discorram todas.
R: Sim eu aceitaria, já tenho uma empresa na qual eu trabalho em família e gosto de trabalhar...
tracking img