Comportamento mecanico do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.4 Textura do solo
O conhecimento sobre a distribuição granulométrica de partículas sólidas é essencial para várias aplicações. Assim, é por meio da análise granulométrica que se determina à textura dos solos, parâmetro fundamental na inferência do potencial de compactação, da disponibilidade de água, da aeração, da condutividade do solo ao ar, à água e ao calor, da infiltração e daredistribuição de água (PREVEDELLO, 1996). Além disso, como os processos de erosão, transporte e deposição de partículas sólidas são dependentes, entre outras grandezas, da granulometria dos materiais expostos e carreados, o traçado da curva granulométrica é essencial na hidrossedimentologia, possibilitando a obtenção de diâmetros característicos das amostras, fundamentais na estimativa do deslocamento desedimentos em bacias hidrográficas (CARVALHO ET al., 2000, SILVA et al., 2004).
De acordo com Buckman & Brady (1976), ao examinar curvas características de umidade do solo, verifica-se que elas variam especificamente com a textura. Os solos de textura mais fina retêm maior porcentagem de água, ao longo de toda a faixa de energia. Tal condição é prevista por possuírem maior porcentagem de matériacoloidal, maior espaço poroso e superficie adsortiva muito maior. De acordo com Shetron (1972), certas propriedades físicas e químicas do solo, tais como retenção de água e capacidade de troca de cátions estão altamente associadas a superfície específica.
Para Petersen et al. (1968) a textura é provavelmente o fator de maior importância na retenção de água do solo. Outra propriedade geralmenteconsiderada importante no regime de umidade do solo é a matéria orgânica. O volume de água disponível geralmente aumenta com o teor de matéria orgânica nos solos de textura mais grossa.
Porém, quando as texturas tornam-se mais finas, os aumentos na capacidade de água disponível são mais influenciados pela textura do que pela matéria orgânica.
Oliveira Jr. et al. (1996), em trabalho sobrecaracterização físico-hídrica de solos (quatro LATOSSOLOS e um PODZÓLICO) no Paraná, verificaram uma diminuição da retenção de água em profundidade, sendo que os maiores valores de umidade na superfície deveram-se provavelmente aos teores mais elevados de matéria orgânica. Também observaram que os valores da superfície específica total são mais elevados nos solos que apresentam maiores teores de óxidos deferro, evidenciando a influência mineralógica em fenômenos de retenção hídrica.

2.5 Consistência do solo
As relações na interface solo-implemento (ferramentas de manejo do solo) são muito complexas, pois são afetadas pelas propriedades físico-hídrico-mecânicas do solo e pelas características das ferramentas. Entre as propriedades físico-hídrico-mecânicas, a consistência do solo, que descrevea resposta do solo à ação das forças externas que tendem a deformá-lo e podem ocasionar fluxo, fratura ou compressão do solo (FORSYTHE, 1975), é uma das mais importantes.
Um solo pode apresentar vários estados de consistência conforme o seu conteúdo de água; os valores de conteúdo de água nos pontos de transição são denominados de limites. Assim, o limite plástico é o valor do conteúdo de águaabaixo do qual o solo se apresenta friável e o limite líquido aquele acima do qual o solo se comporta como fluído.Define-se como índice de plasticidade a diferença entre o limite líquido e o limite plástico. É na condição de solo friável, isto é, abaixo do limite plástico, que se recomenda a realização das operações motomecanizadas em função da mínima coesão entre as partículas do solo e da menoradesão do solo às ferramentas de preparo e semeadura (ASHBURNER & SIMS, 1984).
Se o solo estiver muito seco, apresenta alta coesão, exigindo maior potência das máquinas agrícolas e por outro lado se o solo estiver muito úmido além de problemas de sustentação e capacidade de tração dos tratores, ocorrerão danos à estrutura, pois filmes de água estarão dispostos ao redor das partículas,...
tracking img