Comportamento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMPORTAMENTO HUMANO: METODOLOGIA, EVOLUÃO DOS ESTUDOS E APLICAÇÕES
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Cada ser humano reage ao mesmo estímulo de maneira diferente e particular. Vários aspectos determinam as diferenças individuais do comportamento.
A existência de dois ou mais estados de equilíbrio do estudo da psicologia se deve a três causas:
1- A lógica do comportamento humano;
2- O aspectoimpalpável do psiquismo;
3- A complexidade própria do comportamento humano.

A LÓGICA DO COMPORTAMENTO E A HISTÓRIA DE VIDA
A lógica do comportamento humano é estudada com técnicas e metodologia própria, diferente dos métodos usado pelas ciências exatas e por isso conclui-se que a psicologia estava comandada por conceitos morais.
Em 1879, foi batizado como o ano do nascimento da psicologiae foi montado o primeiro laboratório formal para pesquisas em psicologia na universidade de Leipizing.
Daí adiante, a psicologia toma notoriedade de estudo científica da experiência consciente. Entre os anos de 1883 a 1893 surgem quatro novos laboratórios de pesquisas psicológicas nos estados unidos e no Canadá.
A maioria dos pesquisadores do comportamento humano, nessa época, optou por usaruma abordagem matemático- dedutiva ou hipotético- dedutiva, apresentando o estabelecimento objetivo de suposições para posteriormente fundamentar a razão a dedução a partir delas.
Então se conclui que uma vez descobertas às leis que regiam o psiquismo, o comportamento das pessoas e calculado e até prenunciado não deixando mais dúvidas a respeito do assunto. Mas logo depois essa tese é derrubada;consequentemente a relação não exata como se deduzia, pois um mesmo estímulo não provoca respostas comportamentais iguais.
Conforme ás regras da lógica própria da vida psíquica o fato de dois adolescentes superprotegidos não necessariamente apresentaram o mesmo comportamento na fase adulta.
A respeito do estudo psiquismo humano, surgiram inúmeras concepções e o comportamento passa a ser entendidocomo sendo uma resposta de vários estímulos.
Então se conclui que cada comportamento é fruto da bagagem de histórias pessoal anteriores de cada um, que sendo armazenadas no psiquismo, á qual se denomina de inconsciente.
O método do caso nas organizações
Segundo BERGAMINI (1982, p.20), ''em circunstância organizacional utiliza-se o método do estudo de caso, também chamado clínico, toda vez quese torna necessária um empregador-problema. ''
Sempre que alguém cria dificuldades em torno do grupo de pessoas ou regras do seu trabalho, são geradas reclamações quanto à maneira de ele agir então a queixa é um sintoma que necessita de estudo para ver o que decorreu na vida do individuo para acarretar transtornos em seu trabalho e preciso então formular um diagnostico e medidas na tentativa demudar o comportamento da pessoa.
Assim como na medicina,
Na psicologia clínica, o método do histórico do caso inclui, muitas vezes, entrevistas com as demais pessoas ligadas à pessoa que se está estudando (familiares, por exemplo). A psicologia organizacional envolve também coleta de opiniões de colegas de trabalho, para que obtenham comprovantes da fidedignidade dos fatos narrados pela pessoacom problemas. (BERGAMINI, Cecília Whitaker, 1982, p.23)

Para diagnosticar o problema do individuo necessita-se de formação psicológica e habilidade para fazer o encaminhamento terapêutico conveniente, e a boa formulação é a forma adequada para uma boa coleta de dados.

ASPECTO IMPALPÁVEL DO PSIQUISMO HUMANOO aspecto impalpável, também conhecido como invisível do psiquismo humano, existe uma grande dificuldade de localizar funções psíquicas em determinadas áreas do cérebro humano, no ponto de vista da ciência ainda guarda alguns pontos desconhecidos.
Existem estudos na área da medicina que permitem concluir que certos comportamentos podem ser...
tracking img